"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Bateria do Areeiro

Distrito: Lisboa
Concelho: Oeiras

Tipo de Património
Património Material
Identificação Patrimonial
Monumento/Edifício
Época(s) Dominante(s)
Contemporâneo
Tipologia original
Arquitectura Militar - Bateria
Áreas Artísticas
Arquitectura Militar
Descrição

O projecto de construção da Bateria do Areeiro, datado de 1903, é da autoria do major de engenharia António Augusto Nogueira de Campos, começando a ser realizada a obra sob a direcção do capitão de engenharia Augusto Vieira da Silva, a 16 de Junho de 1904; as obras arrastaram-se por alguns anos, vindo a ser concluídas em finais de 1908. Foi entregue ao Governo do Campo Entricheirado de Lisboa, fazendo a Bateria parte de um grupo de fortificações denominado Sector Exterior de Defesa do Porto de Lisboa. Apresenta uma planta rectangular, com um dos lados virados para o mar, dois flancos e uma gola. Estava preparada para receber 4 peças de artilharia, de costa (não dispunha de qualquer defesa pela rectaguarda), de 75 milímetros e 45 calibres de comprimento, em reparos de eixo central. Em 1939 por motivo da construção da Estrada Marginal, a Bateria viu cortada parte do seu terreno anexo, embora o seu núcleo principal se mantivesse intacto. Em 1940, a fortificação encontrava-se praticamente desguarnecida (embora mantivesse as 4 peças de fogo), acabando por ser desartilhada, em 1943. Através de um Auto, datado de 15 de maio de 1946, foi entregue ao Regimento de Artilharia de Costa. Em 16 de Setembro de 1953, veio a ser cedida ao Ministério da Defesa Nacional a fim de nela se efectuarem a necessárias adaptações para instalar a Torre de Radar de Controle do Porto de Lisboa.

Intervenções e Restauros
Em 16 de Setembro de 1953, foram realizadas obras de adaptação para instalar a Torre de Radar de Controle do Porto de Lisboa.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
CALLIXTO, Carlos Pereira, Fortificações Marítimas do Concelho de Oeiras, Câmara Municipal de Oeiras, [s.d.].
Data de atualização
15/01/2009
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme O TRAIDOR de Marco Bellocchio

Em parceria com a Alambique Filmes, oferecemos 10 convites duplos para a antestreia do filme que relata a história verídica do maior delator da Máfia italiana, Tommaso Buscetta - o primeiro informador que colaborou com o Juiz Falcone e que deu origem ao Super Processo em que mais de 300 membros da Cosa Nostra foram julgados nos anos 80. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
44,506,932