"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas recebe, entre 3 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, uma exposição de cartoons sobre Direitos Humanos.

3 Dez a6 Jan

Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros s/n
Ribeira Grande
Preço
Entrada livre
 
A exposição, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) e promovida pela CREAÇOR, reúne cerca de 50 trabalhos de artistas de 43 países e constitui uma oportunidade para celebrar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU a 10 de dezembro de 1948, em Paris.

A evocação iniciou-se na sede do MNI, em dezembro do ano passado, com desenhos de várias edições do PortoCartoon e espalhou-se por diversos países, de Portugal ao México. Neste contexto, criou-se uma “Rota do Humor pelos Direitos Humanos”, como forma de sublinhar a importância do cartoon como linguagem que contribui para a reflexão sobre grandes causas da humanidade.

Cartunistas relevantes, vencedores de vários prémios em certames internacionais, estão representados nesta mostra que ficará patente no ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas até 6 de janeiro 2020.

Esta mostra internacional, com a curadoria do diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos, tem o apoio institucional da Comissão Nacional UNESCO.

No âmbito da semana dos Direitos Humanos, irá ter lugar no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, uma Mesa Redonda “O Poder da Mensagem”, partindo da premissa de que o conteúdo da mensagem, nas suas diferentes formas, constitui o elemento central para a promoção e defesa dos Direitos Humanos.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
45,578,765