"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro “Notas da Ilha”, de Teresa Canto Noronha.

“Notas da Ilha” é um livro de crónicas da jornalista e escritora açoriana Teresa Canto Noronha, que reúne textos escritos entre a primavera de 2017 e o outono de 2019.

3 Dez   |  18h30

El Corte Inglés de Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6 . 1069-413
Lisboa
Preço
Entrada livre

Dia 3 de Dezembro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

Sinopse
Teresa Canto Noronha juntou as notas que foi escrevendo, no que chamou de uma espécie de blogue, e que são uma muito pública demonstração de amor por S. Miguel, onde nasceu, e a que chama ‘a ilha no meio do oceano mar’. São, também, a prova de uma reconciliação com o passado e de uma maturidade adquirida pelo passar dos anos e pelo reavivar de memórias.
Para Nuno Costa Santos, “Notas da Ilha” é «um cativante exercício de memória e de actualização dessa memória desenhado em modo directo e curto, coerente com a forma como se designa. Mais do que um projecto, este é um modo de respirar. A respiração sem complexos de quem um dia deixou a ilha e a ela regressa com o respeito de a tratar como merece: com doçura e frontalidade. Lê-la é um prazer. Ouvi-la também. Aconselha-se por isso uma leitura em voz alta, daquelas que se faziam antigamente, junto às lareiras com vista para o mar».

Autor
Teresa Canto Noronha, nascida em março de 1967 na cidade de Ponta Delgada, nos Açores. Estudou Engenharia Química no Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde entrou em 1985, mas nunca terminou a licenciatura. Tornou-se jornalista em 1989. Trabalhou na RTP e foi correspondente internacional em Bruxelas e em Roma, onde viveu entre 2000 e 2006. Regressou a Lisboa e passou a integrar os quadros da redação da SIC, onde trabalha atualmente.
A par da carreira jornalística começou, em 2001, a trabalhar como artista plástica tendo participado nos últimos anos em diversas exposições coletivas e individuais.
Em março de 2017 criou uma página de Facebook, em formato de blogue, intitulada ‘Notas da Ilha’ onde publica, regularmente, crónicas e textos sobre as vivências da ilha e fora dela e sobre as memórias de uma infância e adolescência passadas no meio do oceano mar.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
45,579,145