"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Porquê ler os clássicos das ciências sociais?

A obra Lições de Sociologia Clássica, organizada por José Luís Garcia e Hermínio Martins, e Émile Durkheim: O Social, o Político e o Jurídico, da autoria de António Casimiro Ferreira, dão a conhecer ensaios de autores portugueses dedicados aos teóricos considerados clássicos das ciências sociais, em especial da sociologia. 

23 Out   |  16h30

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre

São livros que se norteiam pela defesa da importância fundamental da teoria para as ciências sociais.

A ideia de que a sociologia clássica é fundamental para a compreensão dos dilemas das sociedades contemporâneas inspira ambos os livros. Marx, Durkheim, Weber, Tarde, Simmel, Mead, Michels, Martineau e Clapperton, no âmbito dos feminismos, da justiça social, da democracia e dos fenómenos do poder, entre outros temas, são leituras para o nosso tempo.

O debate é animado por João Teixeira Lopes, professor catedrático da Faculdade de Letras do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, e Carlos Fortuna, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e conta com a presença de José Luís Garcia e António Casimiro Ferreira.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
44,940,186