"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Sarah Affonso. Os dias das pequenas coisas"

A exposição dedicada a Sarah Affonso (Lisboa, 1899 – 1983) é uma de duas que, neste ano em que se celebram os 120 anos do nascimento da artista modernista, recordam a sua vida e obra. 

13 Set a22 Mar

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Rua Serpa Pinto, 4, 1200-444 Lisboa

Inauguração: 12 de setembro, às 19h00
Curadoria: Maria de Aires Silveira e Emília Ferreira

A exposição dedicada a Sarah Affonso (Lisboa, 1899 – 1983) é uma de duas que, neste ano em que se celebram os 120 anos do nascimento da artista modernista, recordam a sua vida e obra. Construídas de modo dialogante, numa parceria entre o Museu Nacional de Arte Contemporânea e a Fundação Calouste Gulbenkian (Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho), as duas exposições pretendem criar uma primeira visão abrangente e problematizadora da herança artística de uma autora que, embora reconhecida e inscrita na história da arte nacional, permanece desconhecida do grande público e reduzida à imagem de mulher de Almada Negreiros.

Os Dias das Pequenas Coisas oferece uma abordagem ao conjunto da sua obra. Propondo um percurso biográfico e criativo de Sarah Affonso, aborda a sua formação artística, e permite ao visitante descobrir uma artista multifacetada, com obra que vai de uma multiplicidade de registos de desenho à pintura, passando pelo bordado e que se manifesta também de modo muito particular na relação com a paisagem, intervindo e criando, paisagística e pragmaticamente.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
46,887,520
>