"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

VII Residência Cisterciense - S. Bento de Cástris

Encontram-se abertas as inscrições para a VII Residência Cisterciense que decorrerá no Mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora, nos dias 20 e 21 de setembro de 2019, este ano sob o tema "Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano".

20 Set a21 Set

Évora - Mosteiro de S. Bento de Cástris
Monte de São Bento de Cástris, a 2 km de Évora

O ano de 2019 marca a realização da VII edição da Residência Cisterciense no Mosteiro de S. Bento de Cástris apostando na troca de saberes e experiências, na diversidade de abordagens, nas distintas apropriações dos espaços por formas de arte também distintas, na abertura à cidade/população e ao mundo académico.
Cinema, dança, concertos, experiências musicais, workshops para diferentes públicos, instalações artísticas, pintura, exposições, em diálogo com a investigação, têm marcado o terceiro fim de semana de setembro em Évora, desde 2013.

A iniciativa parte uma vez mais da parceria entre o CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a que este ano se juntam o Laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda e, novamente, o CEHR - Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Com o ambicioso tema "Conventualidades: representações e vestígios do quotidiano", a VII Residência pretende congregar olhares que vão da análise laboratorial à prática arqueológica, da pesquisa histórica à investigação em musicologia, das potencialidades digitais para a salvaguarda e valorização do património às paleodietas, passando ainda pela realização de workshops.

Este diálogo aposta ainda num caminhar pela cidade e pelas ofertas patrimoniais de que se podem usufruir, com especial ênfase no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Museu de Évora), nomeadamente no que se refere ao património proveniente do mosteiro de S. Bento Cástris) e no Colégio do Espírito Santo (património azulejar), sentindo o Alentejo também na gastronomia regional, com os Caminheiros de Évora, e encerrando ao som das flautas, provando a importância dos quotidianos, dos sons e dos sabores, dos vestígios de natureza vária, para a construção da história dos lugares.

Mais informação e inscrições em residenciacisterciense.weebly.com/
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme O TRAIDOR de Marco Bellocchio

Em parceria com a Alambique Filmes, oferecemos 10 convites duplos para a antestreia do filme que relata a história verídica do maior delator da Máfia italiana, Tommaso Buscetta - o primeiro informador que colaborou com o Juiz Falcone e que deu origem ao Super Processo em que mais de 300 membros da Cosa Nostra foram julgados nos anos 80. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
44,506,397