"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

"Tema e Variações – Cinco sessões de encontro e reflexão entre a música e as artes"

Neste ciclo, o maestro Martim Sousa Tavares apresenta-nos uma série de leituras e reflexões concêntricas em torno do cruzamento entre a música e outras artes. 

11 Set a25 Set

El Corte Inglés de Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6

Portugal

De 11 a 25 de setembro (quartas e sextas), às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6)

Inscrições gratuitas disponíveis até dia 4 de setembro, no Ponto de Informação (Piso 0) do El Corte Inglés de Lisboa.

Neste ciclo, o maestro Martim Sousa Tavares apresenta-nos uma série de leituras e reflexões concêntricas em torno do cruzamento entre a música e outras artes. São caminhos pessoais, fruto de um percurso único de descobertas, interesses e curiosidade, e são transmissíveis, pois de nada serve guardar as coisas que amamos se não as partilhamos.

Com a sua forma característica de comunicar, de tom dinâmico e acessível, o maestro porá lado a lado sinfonias e romances, sons e cores, imagens e sentimentos. E porque tudo pode contribuir para a interpretação de uma obra de arte, de tudo um pouco se falará nestes cursos.

Martim Sousa Tavares é maestro e comunicador, estudou música e direção de orquestra entre Lisboa, Milão e Chicago. Trabalhou com orquestras de sete países e dedica-se sobretudo ao trabalho com jovens. Ativo desde 2014 no campo da comunicação, entre as suas intervenções mais recentes contam-se o Palácio Nacional da Ajuda, a Universidade de Coimbra, a Temporada de Música em São Roque. Paralelamente, compõe, escreve e desenvolve trabalho de curadoria no âmbito do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen. Fundador e diretor artístico da Orquestra sem Fronteiras e coordenador de projetos educativos com o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.

Programa

1.ª SESSÃO — 11 setembro
Breve história da pimenta: a evolução da escuta

2.ª SESSÃO — 13 setembro
Mozart e Thomas Mann: ouvir formas

3.ª SESSÃO — 18 setembro
Turner, Kandinsky, Rothko & Debussy, Schonberg e Feldman: ouvir cores

4.ª SESSÃO — 20 setembro
Saramago, Sófocles & Schubert e Tchaikovsky: ouvir o destino

5.ª SESSÃO — 25 setembro
Visconti e Mahler: ouvir sentimentos
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
43,697,730