"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho

Esta exposição explora a relação entre a obra de Sarah Affonso e a arte popular do Minho. Muitas vezes recordada como a mulher de Almada Negreiros, pretende-se aqui evocar Sarah Affonso como uma artista modernista reconhecida com um percurso próprio, de notável qualidade.

«Camponesas», Sarah Affonso. Sem data. Óleo sobre tela. Coleção particular

12 Jul a7 Out

Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A / 1067-001 Lisboa
Preço
3.00€


O Museu Gulbenkian celebra o 120.º aniversário do nascimento de Sarah Affonso, pintora portuguesa modernista cuja obra tem sido muito pouco investigada e exposta. Muitas vezes recordada como a mulher de Almada Negreiros, é uma artista de nome reconhecido e tem um percurso próprio, de assinalável qualidade, que aqui nos propomos revisitar.

Esta exposição centra-se na particular relação de Sarah Affonso (1899-1983) com a arte e a cultura popular do Minho, que tão fortemente a marcou desde os anos da sua infância e adolescência em Viana do Castelo, entre 1904 e 1915.

Destes anos, a artista guardará na memória o especial caráter da terra minhota, das suas tradições, das feiras, procissões e romarias que ganham protagonismo na sua obra a partir de 1932-1933.

Apesar do retrato ter sido a grande marca autoral da sua obra, a artista abandona este registo, preferindo integrar determinados aspetos do vernáculo minhoto nas suas composições.

A exposição apresenta, em paralelo, as obras de Sarah Affonso com os objetos cerâmicos, têxteis, de ourivesaria, que formam parte do léxico visual que a inspirou e onde se incluem empréstimos de museus e colecionadores portugueses.

O Museu Calouste Gulbenkian associa-se ao Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, que assinala este aniversário com uma exposição sobre a artista, a inaugurar em setembro deste ano.

Curadoria: Ana Vasconcelos

Horário: 10:00 – 18:00
Encerra à terça-feira

Programação Complementar
Visitas - Visitas grupos organizados

À conversa com a curadora Ana Vasconcelos e convidados
Sexta, 12 julho, 17:00
Sábado, 14 setembro, 16:00 
Saber mais

Visitas orientadas
Sábados, 27 julho; 21 setembro, 15:00
Saber mais

Conversas sobre Sarah Affonso com Ana Vasconcelos, Emília Ferreira e convidados
Terça-feira, 24 setembro, horário a definir

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
43,697,919