"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

O Padrão dos Descobrimentos apresenta "Are you a tourist?"

Uma exposição que nos convida a olhar para os turistas e para as suas práticas, para os migrantes e para os residentes, atentando nos nossos encontros quotidianos ou excecionais.

12 Jul a15 Dez

Padrão dos Descobrimentos
Av. Brasília 1400-038 Lisboa
Preço
6.00€


O que é, afinal, "ser turista"?
Queremos interpelar, de igual modo, “residentes” (locais) e “visitantes” (turistas), debater as práticas turísticas, a arbitrariedade e os limites do que é "ser turista". A exposição vai ser complementada, como vem sendo hábito, com um Programa Paralelo, a anunciar brevemente. 

O percurso expositivo é pontuado com objetos e testemunhos recolhidos entre visitantes e residentes, que nos falam de uma experiência mais alargada de encontros ou desencontros ‘turísticos’, de pessoas que se cruzam em trajetos diferentes, com diferentes ritmos e motivações. Também recuámos no tempo e construímos um núcleo para perceber como têm evoluído as práticas turísticas, em Portugal e no resto do mundo.

A Coordenação Científica de ARE YOU A TOURIST? é de Maria Cardeira da Silva, Marta Prista e Jonas Amarante, investigadores do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas NOVA).

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
42,236,553