"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema

Apresentação do DVD "Luz Obscura" com Susana de Sousa Dias

Depois de NATUREZA MORTA (2005) e 48 (2009), Susana de Sousa Dias volta a centrar-se na época do Estado Novo, em LUZ OBSCURA. O projecto, premiado internacionalmente e que chega agora em DVD, procura revelar como um sistema autoritário opera na intimidade familiar.

26 Jun   |  21h00

Museu do Neo-Realismo
Rua Alves Redol 45

Portugal
 
Que rede familiar se esconde por detrás de um único preso político? Como tratar a temporalidade das imagens do passado? Como dar corpo a quem desapareceu sem nunca ter tido existência histórica? Partindo de fotografias da polícia política portuguesa (1926-1974), e de uma imagem de cadastro de Albina Fernandes, presa política, com o seu filho, a realizadora procurou saber mais sobre esta família. Foi nessa busca que encontrou Rui Pato, e através dele, a irmã Isabel e Álvaro, o irmão mais velho, filhos de Octávio Pato, também preso político que se notabilizou na resistência à ditadura.

Numa altura em que o regresso de políticas de tendência autoritária marca a actualidade, LUZ OBSCURA permite-nos reflectir sobre os seus efeitos nas crianças trazendo à luz questões prementes sobre a memória e o esquecimento.

A sessão decorre no dia 26 de junho, às 21 horas, no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira. Serão apresentados excertos do DVD e imagens inéditas, com a participação dos protagonistas do filme e da realizadora.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
42,236,482