"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Toques do Caramulo e Amadou e Mariam no "Ciclo Mundos" 2019

A Fundação INATEL tem a honra de apresentar no próximo concerto Ciclo Mundos – INATEL, uma proposta musical intercultural, intergeracional e universalista.

12 Jun   |  21h00

Teatro da Trindade
Largo da Trindade, 7-A, 1200-466 Lisboa

TOQUES DO CARAMULO (Portugal)

Puro folk serrano! Os Toques do Caramulo reinventam-se continuamente, fazendo música nova das velhas cantigas e levando o público a surpreender-se com o repertório esquecido da Serra do Caramulo. Com amplo reconhecimento nacional e internacional, este é um espetáculo de forte energia musical e interação com o público, fazendo de cada concerto uma grande festa para todas as idades.

AMADOU E MARIAM (Mali)
Já tudo se disse sobre Amadou & Mariam. Ambos cresceram na arte do encontro, no sentido do jogo coletivo e no espírito de abertura junto a músicos de todos os horizontes e estilos. As suas digressões planetárias permitiram-lhe sedimentar amizades duradouras. Vincent Ségal, Keziah Jones ou K'naan foram convidados e parceiros, o trompetista libanês Ibrahim Malouf ou o guitarrista inglês Johnny Marr impelidos a improvisar com o casal, Manu Chao e Damon Albarn a produzi-los com sensibilidade e entusiasmo. O blues maliano e o afro-blues foram as suas primeiras ferramentas para comunicar histórias e costumes. Com o tempo começaram a misturá-los com o rock e a música eletrónica. Mostrando essa fusão de sons prodigiosos, o duo maliano, que já foi nomeado para os Grammys, é um coletivo incontornável na história da música africana de dimensão mundial. Lançaram o seu último álbum em 2017 "La Confusion" e tem estado em digressão um pouco por todo o mundo a apresentar este novo trabalho.

Programação 2019 
26 FEV. MARI BOINE (Noruega) | RECANTO (Portugal)
19 MAR. LE TRIO JOUBRAN (Palestina) | O GAJO (Portugal)
23 ABR. LADYSMITH BLACK MAMBAZO (África do Sul) | MARTA PEREIRA DA COSTA (Portugal)
30 ABR. SOFIANE SAIDI & MAZALDA (Argélia) | REALEJO (Portugal)
14 MAI. BEATRIZ NUNES (Portugal) | MAGANO (Portugal)
28 MAI. REFUGEES FOR REFUGEES BAND (Síria/Tibete/Paquistão/Iraque/Afeganistão/Bélgica) | URZE DE LUME (Portugal)
11 JUN. BLICK BASSY Camarões (Camarões) | NIÑO DE ELCHE (Espanha)
12 JUN. AMADOU E MARIAM (Mali) | TOQUES DO CARAMULO (Portugal)
16 JUL. ANTONIO CHAINHO (Portugal) convida RÃO KYAO (Portugal) | UXÍA (Galiza)
15 OUT. LEYLA MCCALLA (EUA/Haiti) | TÓ TRIPS (Portugal)
29 OUT. MELINGO (Argentina) | GALANDUM GALUNDAINA (Portugal)
19 NOV. MUZSIKÁS (Hungria) | LULA PENA (Portugal)
17 DEZ. CAPICUA (Portugal)

Desde 2016, no âmbito de uma parceria global com o Festival Músicas do Mundo de Sines, que a Fundação INATEL promove, em Lisboa, no Teatro da Trindade INATEL a iniciativa musical Ciclo Mundos, programa anual que abre caminho e dá espaço à música que se faz no mundo, protagonizando uma atitude que reflete e representa os valores e os grandes propósitos que enquadram a atividade da Fundação.

O Ciclo Mundo, que vai para a sua 4ª edição, pretende gerar sinergias e oferecer ao público uma proposta musical intercultural, intergeracional e universalista, com fortes raízes nas culturas populares, numa Lisboa multicultural, posicionando-se como um espaço plural que acolhe e celebra o legado intangível da Humanidade, reafirmando e projetando o seu respeito pelas tradições culturais.

Neste contexto, em 2019, serão apresentados 25 concertos com músicos de 17 diferentes nacionalidades, culturas e géneros musicais. No palco do Teatro da Trindade INATEL, sala icónica do espetáculo e do teatro em Lisboa, vai também dialogar a música portuguesa, com a atuação de grupos musicais portugueses na primeira parte dos concertos.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
41,666,904