"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Nó" de Maria Souto Moura e Tiago Mourão

Partindo do diálogo entre os trabalhos de Maria Souto Moura e Tiago Mourão, Nó explora o confronto de linguagens pictóricas diversas que, ainda que fundadas na geometria, manifestam diferentes entendimentos quanto ao espaço em Pintura.

Tiago Mourão - Sem título | 2019 -  ÓLEO SOBRE TELA,  40x50CM Maria Souto de Moura - 6.VV | 2019 - ACRILICO SOBRE PAPEL CANSON, 100 X 70CM

2 Mai a13 Jun

Galeria Cisterna
Rua António Maria Cardoso, 27 1200-026


Herdeiro de momentos como a Hard-Edge Painting, o Minimal ou o Concretismo, o trabalho de Maria Souto Moura usa os planos de cor e a geometria como meios de organização do espaço bidimensional, criando ritmos, tensões e equilíbrios, e a alternância entre figura e fundo, reiterando a bidimensionalidade do plano pictórico.

Evocando simultaneamente paisagem, natureza-morta e arquitetura, a pintura de Tiago Mourão representa espaços imaginários e de escala incerta, cuja ilusão de profundidade, rigor geométrico e contrastes de luz criam a noção de espaço dentro de espaço.

Pretende-se que este  de linguagens diversas não signifique um acordo perfeito entre as partes mas seja, antes, um propiciador de asperezas; a convergência nem sempre harmoniosa de diferentes modos de expressão, propensa a demais complicações e enredos.

 é a segunda exposição da Galeria Cisterna e tem a curadoria de Jorge André Catarino.

Texto de Jorge André Catarino

MARIA SOUTO MOURA
Maria Eduarda Souto de Moura (Porto, 1990) concluiu o mestrado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), em 2014.
Ganhou o ‘Prémio Viana de Lima 2015’, como melhor estudante na área de Projeto da FAUP.
Em 2017, projetou o pavilhão ‘Contemplação Particular' em colaboração com o pintor, António Gonçalves, no Centro Cultural de Belém, Lisboa. Com o mesmo projeto foi selecionada para a amostra nacional 'Jovens Criadores 2017'.
Em 2018 expôs dois trabalhos, na 20º edição da Arte da Leira, em Caminha. 
Desde 2014 que colabora no escritório de Álvaro Siza, Porto.

TIAGO MOURÃO
Tiago Mourão (Lisboa, 1987), vive em Almada e trabalha em Lisboa. 
Frequentou o primeiro ano do curso de História da Arte na FCSH - Universidade Nova de Lisboa (2005) e é licenciado em Artes Plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2010). Entre as principais exposições destacam-se: “Construction Time Again” na Galeria MCO, Porto (junho de 2015), e “Já Não Estamos em 2001 e Isto não é uma Odisseia no Espaço”, NextRoom, Lisboa (outubro de 2014). 
Fez também parte do Coletivo Atlas Secreto. 

Horário
Terça - Sábado | 11h - 19h
Encerra às segundas, domingos e feriados

FACEBOOK 
INSTAGRAM 
SITE 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
39,969,359