"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro "Peregrino da Liberdade. Dalai Lama XIV", de Ricardo Saavedra

Uma biografia minuciosa e completa do grande líder espiritual do budismo tibetano.

27 Mar   |  18h30

Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6)
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6 . 1069-413 Lisboa

Portugal

Apresentado por Paulo Morais com a participação de Balkrishna Maganlal e Alexandra Correia.

Sinopse
Uma biografia minuciosa e completa do grande líder espiritual do Budismo tibetano escrita pelo primeiro jornalista português a entrevistar o Dalai Lama.

O Dalai Lama é o título do líder religioso do budismo tibetano. Também eram assim designados os líderes políticos do Tibete entre o século XVII e até 1959, residindo em Lhasa. Com documentos inéditos e fontes locais, além de fotografias igualmente inéditas, Ricardo de Saavedra, o autor de O Puto (um livro fascinante sobre os anos da revolução portuguesa agora a encaminhar-se adaptação televisiva) e da biografia de A.M. Couto Viana, elabora uma biografia directa, simples, acessível e com um texto original do próprio Dalai Lama – num momento em que o budismo regista cada vez mais adeptos no nosso país.

Ricardo de Saavedra foi o primeiro jornalista português a entrevistar o actual Dalai Lama e a acompanhar uma peregrinação comemorativa do abandono de Lhasa e a sua partida para a Índia — a mítica e perigosa fuga do Dalai Lama, perseguido pelas autoridades e exército chineses.

Autor
Ricardo de Saavedra é jornalista. Findo o serviço militar, radicou-se em Lourenço Marques, onde foi professor e integrado a redacção do jornal Notícia, além de director de uma agência noticiosa. Depois viveu em Joanesburgo, onde colaborou nas rádios Suázi e RSA, dirigiu uma revista e um semanário. Regressado a Portugal em 1987, ingressou no Diário de Notícias, onde foi editor de economia, director-adjunto da Notícias Magazine, editor executivo e director de publicações especiais, cargo que também exerceu no Jornal de Notícias. Publicou livros de reportagem, romance e biografia. Na Quetzal publicou, nomeadamente, O Puto.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
41,666,906