"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Concertos

69º Troféu Mundial de Acordeão 2019 abre portas no domingo

O maior evento a nível mundial na área do Acordeão começa já no próximo domingo, 3 de novembro, com um concerto memorável, agendado para as 17h00, no Cine-Teatro Louletano.

Douglas Borsatti

3 Nov a9 Nov

Loulé


Músicos e intérpretes de excelência apresentam-se em palco para o início de uma semana intensa de atividades, reunindo os melhores acordeonistas a nível mundial. Loulé irá receber, neste concerto de abertura, o moldavo Radu Ratoi (vencedor do Troféu Mundial 2018), o português Gonçalo Pescada, a Orquestra de Acordeão do Algarve, entre outras surpresas.
Fundado em 1951 pela Confederação Mundial de Acordeão, o Troféu Mundial de Acordeão é considerado pela crítica especializada como o evento de maior prestígio na arte de tocar este instrumento. A par de concertos, estão previstas palestras e workshops, para além da eleição do acordeonista “Campeão do Mundo de 2019”.
A Associação de Acordeão do Algarve, a Confederação Mundial de Acordeão e a Câmara Municipal de Loulé lançam o convite a todos os interessados e simpatizantes da Música e do Acordeão para que se associem a esta iniciativa.

69º TROFÉU MUNDIAL DE ACORDEÃO ESTABELECE PARCERIA COM CONCURSOS INTERNACIONAIS 

No âmbito do 69º Troféu Mundial de Acordeão Loulé 2019, acaba de ser criada uma parceria entre a Confederação Mundial de Acordeão e os Concursos Internacionais de Castelfidardo (Itália) e Klingenthal (Alemanha).
Assim, o vencedor da categoria Sénior Clássico em Loulé, este ano, será convidado a realizar um concerto na edição 2020 do Concurso Internacional de Klingenthal (Alemanha). O campeão do mundo eleito em Loulé será também convidado para realizar um concerto e integrar o Júri Internacional na edição 2020 do Concurso Internacional de Acordeão em Castelfidardo (Itália) onde estão sediadas as fábricas de acordeão.
Por sua vez, a Confederação Mundial de Acordeão irá convidar os vencedores da categoria Sénior Clássico de ambos os concursos (Klingenthal e Castelfidardo) para realizarem um concerto e participarem como membros do júri Internacional no 69º Troféu Mundial de Acordeão que terá lugar de 3 a 9 de novembro em Loulé.

PARCERIAS COM AS MARCAS CENTENÁRIAS HOHNER E CAVAGNOLO

A Associação de Acordeão do Algarve, entidade organizadora do 69º Troféu Mundial de Acordeão em parceria com a Confederação Mundial de Acordeão e com o Município de Loulé, acaba de estabelecer um protocolo com a Hohner e Cavagnolo, fábricas centenárias e principais marcas patenteadas na Alemanha e na França na construção e produção de acordeões, para exporem os seus produtos durante a semana de 3 a 9 de novembro, no Cine-teatro Louletano.

A marca Hohner foi criada na cidade de Trossingen (Alemanha), em 1857, por Matthias Hohner, responsável pela produção de Harmónicas e Acordeões. A marca Cavagnolo foi fundada na cidade de Villeurbanne, em 1904, por Domenico Cavagnolo, sendo considerada a principal fábrica de Acordeão em França.

Durante a primeira semana de novembro na cidade de Loulé, o público poderá assistir às provas do 69º Troféu Mundial de Acordeão, conferências, concertos, palestras, exposições e vários momentos musicais proporcionados por acordeonistas internacionalmente aclamados.

Para mais informações: cinereservas@cm-loule.pt


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
44,941,791