"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Cinco décadas de poesia romena celebradas em Portugal com uma antologia bilingue

Múltipla e diversa, a poesia daquele país é representada, nesta edição, por vinte e sete dos mais eminentes poetas contemporâneos, de Dinu Flamand a Teodor Duna. A edição bilingue da Guerra e Paz (português e romeno) foi traduzida por Corneliu Popa. 


Antologia de Poesia Romena Contemporânea
 celebra os últimos cinquenta anos da poesia romena, representada por vinte e sete dos seus maiores poetas contemporâneos, de Dinu Flamand e Ileana Malancioiu até Teodor Duna. Uma obra que nos dá a conhecer a cultura romena, o seu contexto histórico e as suas particularidades.

A primeira das vigorosas gerações poéticas representadas surgiu em meados dos anos 60 do século XX, quando um clima de relativa liberdade criativa se instalou, fruto das revoluções culturais que proliferavam um pouco por todo o mundo.

Seguiu-se o pós-modernismo dos anos 70, vencido pelo neo-expressionismo após a queda do comunismo, em 1989. O novo milénio trouxe uma tendência minimalista e biográfica associada ao trauma, e, entre os poetas mais recentes, observa-se a busca pela autenticidade e originalidade.

O universo da poesia contemporânea romena é uma viagem no tempo e na literatura, e lê-la é apenas o início.

A edição bilingue (português e romeno) da Guerra e Paz contou com a tradução de Corneliu Popa e o apoio do Instituto Cultural Romeno, Bucareste. A seleção dos poetas e dos poemas foi feita pelo Museu Nacional de Literatura Romena.

Esta é a segunda vez que a Guerra e Paz publica poesia romena, depois de, em 2017, ter editado Sombras e Falésias, de Dinu Flamand, obra apadrinhada pelo escritor português António Lobo Antunes, amigo do poeta romeno desde a década de 1980.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea chega às livrarias de todo o país na próxima terça-feira, dia 19 de novembro. O livro pode ainda ser adquirido através da loja online da editora.

Autores:
Ileana Malancioiu, Angela Marinescu, Ion Pop, Ana Blandiana, Horia Badescu, Adrian Popescu, Dinu Flamand, Ion Mircea, Grete Tartler, Liliana Ursu, Liviu Ioan Stoiciu, Aurel Pantea, Eugen Suciu, Ioan Moldovan, Gellu Dorian, Florin Iaru, Gabriel Chifu, Octavian Soviany, Ion Muresan, Magda Cârneci, Matei Visniec, Mircea Cartarescu, Ioan Es. Pop, Lucian Vasilescu, Rodica, Draghincescu, Robert Serban

Antologia de Poesia Romena Contemporânea
Tradução e Notas: Corneliu Popa
Ficção / Poesia
600 páginas · 15x23 · 29,90 €
Guerra e Paz, Editores 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
45,579,821