"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma impactante lição de superação

Do choque de um rosto desfigurado e um corpo amputado à alegria de viver com naturalidade e arrojo.


Em 2009, com apenas 19 anos, José Ricardo Vidal sofreu um acidente automóvel que lhe deixou sequelas gravíssimas – queimaduras em mais de metade do corpo, a face desfigurada e membros amputados. Dez anos depois, partilha a sua história com total desassombro: desde a noite que quase lhe roubou o futuro até à forma como superou a situação mais difícil e imprevisível da sua vida. Viver com Alma está disponível a partir de 14 de novembro, com o selo da Coolbooks.

Mais do que um relato biográfico ou uma súmula de experiências, este livro é a resposta a um desejo que acompanhou o autor durante sucessivos tratamento e internamentos: ajudar mais pessoas. Com esse propósito, José Ricardo Vidal transforma em palavras a coragem e a determinação que o ajudaram a aceitar a sua nova condição e a manter-se autónomo, independente e capaz de perseguir e concretizar todos os seus sonhos, os velhos e os novos.

Em Viver com Alma, os leitores acompanham o autor nos dias mais difíceis, sentem o impacto dos procedimentos cirúrgicos e da mutilação, vivem os seus momentos de frustração e conhecem a sensação de sentir o mundo a desabar para, de seguida, com ele descobrirem uma extraordinária lição de superação: é possível viver com alegria e normalidade, mesmo quando se vive num corpo que chegou a acreditar não ser o seu.

«Sou mais do que um simples corpo cheio de cicatrizes, sou mais do que apenas um acumulado de experiências, sou uma essência a viver uma grande experiência! Tenho uma vida perfeita na sua imperfeição. Vivo com toda a minha alma.» José Ricardo Vidal

Sobre o Livro
Viver com Alma

José Ricardo tinha 19 anos quando, em 2009, um terrível acidente de viação transformou a sua vida para sempre. As chamas que consumiram o veículo que conduzia quase o vitimavam. Sobreviveu ao acidente, mas as sequelas acompanhá-lo-iam para o resto da vida: a face já não era a mesma, 55% do corpo estava queimado, algumas partes do corpo foram amputadas.

De um dia para o outro, o mundo pareceu desabar. Porém, passado o choque inicial, o apoio da família e dos amigos, aliado a uma enorme dose de coragem e determinação, ajudou José Ricardo a aceitar a sua nova condição e a ultrapassar a adversidade, lutando dia a dia para concretizar todos os seus sonhos, como pessoa autónoma e independente.

Dez anos depois, Ricardo decide abrir o livro e partilhar a sua vida, transmitindo-nos uma enorme lição de superação: é sempre possível viver com normalidade, mesmo depois de todas as dores. A alegria com que encara a vida e a normalidade com que se aceita tal como é são um exemplo que inspira todos os que têm a felicidade de se cruzar com ele e de testemunhar a sua mensagem, que é afinal bem simples: viver com Alma, sempre. 

Sobre o Autor

Ricardo Vidal
Nasceu em 1989 em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
Atualmente com 30 anos é Coordenador de Futebol de Formação e Coach Trainer. Gere a página “Atitude, A Ti Tudo”, onde partilha alguns pensamentos e experiências. É muitas vezes requisitado para palestrar em diversos eventos. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
45,578,627