"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional disponibiliza acervo IEEI

O Centro Nacional de Cultura e o Ministério da Defesa estão a desenvolver um projeto de digitalização e catalogação do vasto acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), que vai ficar disponível no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional (IMDN).


O Portal IMDN, criado pelo Ministério da Defesa Nacional, já tem disponíveis mais de 630 mil registos pesquisáveis, desde documentos de arquivo a peças museológicas, de 42 instituições do universo da Defesa Nacional - bibliotecas, arquivos e museus -, garantindo o acesso democrático ao conhecimento e a adequada preservação, conservação e divulgação deste património material e imaterial.

Muitos são os investigadores que têm vindo a desenvolver o seu trabalho com base na consulta direta da documentação do Ministério da Defesa, produzindo dissertações e teses de Mestrado e de Doutoramento, em áreas científicas tão diversas como a Defesa, a Economia, a Geografia, o Urbanismo, a Arquitetura e as Relações Internacionais. Com este Portal, alarga-se agora o acesso a maior número de investigadores e aos cidadãos em geral.

O acervo do IEEI, que está a ser tratado pelo Centro Nacional de Cultura, vai representar um reforço de 1500 documentos, dedicados a questões de Segurança e Defesa, o qual contribuirá para o estudo, discussão e reflexão do pensamento geoestratégico.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme O TRAIDOR de Marco Bellocchio

Em parceria com a Alambique Filmes, oferecemos 10 convites duplos para a antestreia do filme que relata a história verídica do maior delator da Máfia italiana, Tommaso Buscetta - o primeiro informador que colaborou com o Juiz Falcone e que deu origem ao Super Processo em que mais de 300 membros da Cosa Nostra foram julgados nos anos 80. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
44,507,407