"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Um arquivo necessário...

por Guilherme d'Oliveira Martins


O Centro Nacional de Cultura assume com muito gosto a tarefa da divulgação do importante arquivo de documentos e estudos levados a cabo pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI).

Trata-se de um notável conjunto no qual se encontram contributos da maior valia e dos melhores especialistas no âmbito do pensamento geoestratégico, correspondendo a um período muito rico - desde os passos decisivos da afirmação da União Europeia ao desenvolvimento do Forum Euro-Latino-Americano, passando pelos candentes problemas do final da guerra fria, da ligação com o Mercosul, da cooperação internacional, em especial do Mediterrâneo.

Cabe-me recordar entre tantos que tiveram um papel crucial neste trabalho a memória dos Embaixadores Calvet de Magalhães e Siqueira Freire e de Maria do Rosário de Moraes Vaz.

Um agradecimento muito especial a Álvaro de Vasconcelos, verdadeira alma da iniciativa que continuará a desempenhar um papel fundamental na preservação e desenvolvimento deste precioso arquivo, com a colaboração sempre competente e generosa da Maria João Seabra.

Num tempo de incertezas, mas de esperanças este arquivo desempenhará decerto para todos, em especial para os jovens estudantes e investigadores, um papel crucial.


Guilherme d'Oliveira Martins
Centro Nacional de Cultura

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
44,941,897