"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

ENTRE VINHOS E PIPAS

Esta rota vai proporcionar aos apreciadores e interessados pela temática do vinho, a possibilidade de visitarem as diversas adegas e outros estabelecimentos do concelho do Montijo.

Roteiro _ Entre Vinhos e Pipas

Enoturismo, conceito relativamente recente, é um segmento da atividade turística que se fundamenta na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e tipicidade das localidades que produzem esta bebida. O Enoturismo constitui um dos principais produtos turísticos da região de Setúbal e as Rotas constituem instrumentos privilegiados na divulgação deste produto turístico.
O Turismo vitivinícola é o principal objetivo de um dos grandes instrumentos ao serviço do Enoturismo – as Rotas de Vinho.

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal pretende desenvolver o conceito de Enoturismo, atribuindo novas dimensões a este inigualável produto - o vinho aliando-o às potencialidades turísticas de cada região.

A Associação da Rota dos Vinhos, fundada em 2003, tem a sua sede na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, em Palmela, edifício que foi uma antiga adega recuperada para o efeito.
A Câmara Municipal de Montijo é um dos associados.

Viva os encantos desta rota. Experiências que vão enriquecer o seu conhecimento, a sua vida e, certamente, aumentar o seu gosto pelos vinhos da Península de Setúbal.

Parta do Posto de Turismo e, pelo  IC32, rume à Vila de Palmela.

Aqui, visite a Casa Mãe da Rota dos Vinhos, situada no Largo de São João, numa antiga adega recuperada para o efeito. Aqui poderá provar o único e incomparável Moscatel de Setúbal e a Fogaça de Palmela.

Saindo deste agradável espaço, tome a EN533, até à localidade de Algeruz, onde pode visitar o Núcleo Museológico do Vinho e da Vinha. Instalado na propriedade do Kartódromo Internacional de Palmela (KIP), na antiga adega da herdade de Algeruz, apresenta um valioso espólio constituído por maquinaria e utensílios ligados à produção vinícola. Esta adega foi distinguida em 1937 pela Federação Nacional dos Vinhos como “a mais moderna adega do país”.

Depois de visitar este interessante espaço, siga para a localidade do Poceirão. Visite a adega Casa Ermelinda Freitas. Também aqui poderá apreciar os néctares desta empresa familiar, com quatro gerações de tradição vitivinícola.

Entretanto, chegada a hora do almoço, aproveite para degustar as especialidades desta região.

Ao sair do Poceirão, siga a indicação de Pegões.

Já na localidade de Santo Isidro de Pegões, antes de chegar à Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, visite algum do património construído, existente nesta freguesia: Escultura “Homenagem à Agricultura”, situada junto ao Parque de Material Agrícola, obra de arte datada de 1967 e executada pelo mestre Artur Bual; Fontanário de Pegões, inicialmente chamado de Fonte D’el Rei, construído no século XVIII por D. João V; Igreja de Santo Isidro de Pegões, dedicada a Santo Isidro, patrono dos fazendeiros, fundada na década de 40, do século XX, parte do núcleo que resultou do Projeto de Colonização Interna.

Para terminar, deixe-se guiar até à Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, onde técnicos da adega lhe proporcionarão um mini-curso de iniciação à prova de vinhos. Ainda aqui, na renovada Sala de Provas, descontraia-se com um agradável jantar, acompanhado de noite de fados.

Saiba que, foi o grande proprietário rural e industrial de cerveja - José Rovisco Pais -, quem doou as suas herdades de Pegões aos Hospitais Civis de Lisboa. A Cooperativa Agrícola constituída por Alvará de 7 de Março de 1958 veio fornecer o apoio técnico e logístico à elaboração dos primeiros vinhos de Pegões. Pegões é hoje uma adega moderna e competitiva, reconhecida tanto a nível nacional como internacional, com inúmeras distinções e prémios nos mais renomeados concursos mundiais de vinhos.

Regresse ao Montijo.


ENTRE VINHOS E PIPAS

Posto de Turismo
Avenida dos Pescadores, n.º 50
Jardim Casa Mora (Avenida 25 de Abril)
Tel.: 21 232 77 84
Email: pturismo@mun-montijo.pt
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
44,941,630