"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centro Histórico

Centro Histórico de Ourém

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Ourém

Tipo de Património
Centro Histórico
Descrição


O burgo amuralhado de Ourém, outrora conhecido por Abdegas, inscreve-se numa zona central e estratégica do país, cuja posição topográfica se revelou favorável a uma orientação defensiva-militar.

Ocupado desde a Pré-História, destaca-se-lhe o séc. 15 como tempo de maior esplendor, graças à ação cosmopolita de D. Afonso, o 4.º Conde de Ourém.

O terramoto de 1755 abalou fortemente o povoado. Mas subsistem vestígios de períodos anteriores, cuja riqueza tipológica confirma a importância desta vila na época medieval.

Pontos de Interesse:

CASTELO DE OURÉM (MONUMENTO NACIONAL)

Data de construção: Indeterminada

Erguido no ponto mais alto do morro, a cerca de 330 m. de altitude. Desconhece-se a data precisa da sua fundação, mas sabe-se que já existia no séc. XII, e no recinto foram identificados vestígios do Calcolítico e das Idades do Bronze e do Ferro.

PAÇO DOS CONDES DE OURÉM (MONUMENTO NACIONAL)

Data de construção: séc. XV

Monumento erguido pelo 4.º Conde de Ourém, para nele instalar a sua residência oficial. Considerado modelo ímpar no País, este monumento nacional é uma excelente demonstração de poder militar, poder económico e de poder simbólico à época. Este conjunto é composto por uma torre central, com fins residenciais, e por dois torreões defensivos, situados mais a sul.

CADEIA

Data de construção: anterior a 1755, supondo-se remontar ao séc. XVII.

O edifício voltado a sul acolhe a Ucharia do Conde, que promove a cultura gastronómica e vitivinícola do concelho. O edifício a norte funciona como galeria de exposições de artesanato e de artes, também de produção local.

ANTIGA CASA DA CÂMARA

Data de construção: Supõe-se do séc. XV.

Funcionaram aqui os Paços do Concelho até 1841, data em que a sede de concelho foi transferida para Vila Nova de Ourém.

Atualmente no rés-do-chão funciona a Galeria Municipal (com exposições de artes e artesanato) e no 1.º piso a sede da Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª das Misericórdias.

PELOURINHO

Data de construção: Supõe-se que remonte aos finais do séc. XV.

Único no município de Ourém, este pelourinho é uma marca representativa dos foros municipais da vila. É um pelourinho de pinha, com fuste marcado a meia altura por três molduras. Tem nele inscrito o escudo das armas oficiais da vila de Ourém, esculpido com a data de 1620.

ANTIGA COLEGIADA / IGREJA MATRIZ DE OURÉM

Data de construção: séc. XVIII

A construção da Colegiada de Santa Maria da Misericórdias teve início em 1453, no local onde antes estava a Igreja de St.ª Maria de Ourém. Esta foi uma das maiores e mais antigas Colegiadas fundadas pela ação eclesiástica da Casa Ducal de Bragança. O terramoto de 1755 deitou o templo por terra, deixando apenas ilesa a cripta, que está alojada no piso inferior. Por ordem de D. José I. o edifício atual foi reconstruído em 1766, mas já sob um estilo pombalino.

CRIPTA E TÚMULO DO 4.º CONDE DE OURÉM

Data de construção: Séc. XV

A Cripta ou Capela do Marquês foi fundada no séc. XV. É exemplar único dentro da arquitetura gótica. Aloja o túmulo do 4.º Conde de Ourém, que morrendo em 1460, foi transladado em 1487 para esta arca tumular.

O túmulo, em pedra branca, é ornado com brasões e mais motivos em relevo, destacando-se a estátua jacente. O rosto do Conde é considerado um dos mais bem esculpidos em Portugal antes do Renascimento.

CAPELA DE N.ª SR.ª DA CONCEIÇÃO

Data de construção: Séc. XVII

Este imóvel da arquitetura neoclássica foi fundado pelo Cónego António Henriques em 1642, sendo então designada por ermida do Espírito Santo. A fachada principal é forrada com azulejos do séc. XVII.



Fonte de informação
Câmara Municipal de Ourém
Data de atualização
12/07/2016
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,653