"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Michael Biberstein expõe na Culturgest

A exposição que a Culturgest apresenta é a primeira retrospetiva do trabalho de Michael Biberstein realizada em Portugal desde a exposição apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian em 1995.

19 Mai a9 Set

Culturgest
Rua Arco do Cego 50, Piso 1, 1000-300 Lisboa

Michael Biberstein (Solothurn, 1948 – Alandroal, 2013) foi um artista suíço-americano que viveu mais de três décadas em Portugal. Com um percurso iniciado pela arte conceptual, destacando a filosofia da linguagem e o positivismo lógico, a sua obra incidiu, até ao início da década de 1980, sobre a decomposição dos processos da pintura, bem como a topologia do espaço expositivo. A partir de 1982, no entanto, esse interesse pela espacialidade fá-lo iniciar um percurso pela teoria da paisagem, desenvolvendo uma abordagem da pintura na qual a tradição romântica se cruza com o paisagismo de alguma pintura oriental.

As suas enormes telas líquidas, entrecruzadas com planos monocromáticos negros que interrompem o fluxo da visão, revelam um pensamento conceptual preciso sobre a escala da pintura, a questão da representação, a fenomenologia da perceção e, sobretudo, sobre a temporalidade da fruição artística.

A exposição que a Culturgest apresenta é a primeira retrospetiva do trabalho de Michael Biberstein realizada em Portugal desde a exposição apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian em 1995. Organizada de forma não-cronológica e centrada sobre os temas que motivaram o artista (a linguagem da pintura, a espacialidade e a escala, a relação com a paisagem como dispositivo histórico), a exposição espalha-se pelas duas galerias da Culturgest, apresentando desenhos, pintura e escultura. Trata-se da maior exposição dedicada à obra de Michael Biberstein, prematuramente desaparecido num momento particularmente intenso do seu processo criativo.

Durante o período da exposição serão organizados diálogos com a obra de Biberstein e Julião Sarmento, Fernando Bello, Norberto Lobo e Nuno Crespo, em datas a anunciar.

Curadoria Delfim Sardo

Galeria 1 e Galeria 2
4€ · Entrada gratuita aos domingos 
Visitas aos sábados 
19 maio, 12h com Delfim Sardo
9 e 23 junho, 7 e 21 julho, 16h30 com Ana Gonçalves

Visitas à hora de almoço
5 junho com Delfim Sardo
22 maio, 19 junho e 3 julho com Ana Gonçalves
13h

Visitas para grupos
Marcações: 21 761 90 78
culturgest.servicoeducativo@cgd.pt
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
34,696,054