"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Arte Contemporânea da Ucrânia em Lisboa

A Casa-Museu Medeiros e Almeida recebe, até dia 7 de maio, a 1ª edição de Encontros de Arte do Mundo, um programa cultural-internacional que visa divulgar e promover artistas internacionais. Nesta iniciativa está em destaque a Arte Contemporânea da Ucrânia.

10 Abr a7 Mai

Casa-Museu Medeiros e Almeida
Rua Rosa Araújo, nº 41, 1250-194 Lisboa


A primeira edição dos “Encontros de Arte no Mundo” apresenta obras originais de vários artistas da Ucrânia: Valeriy Vaskov, Oksana Tanasiv, Oleg Shupliak, Marta Soviak e Kostiantyn Shepliakov. 

Estes artistas foram desafiados a produzir uma mostra coletiva, sendo que as obras de Arte Contemporânea da Ucrânia expostas - pintura a óleo, linoleografia, acrílico e gicleée - abrem a uma dimensão de diálogo artístico com a coleção de Artes Decorativas da Casa-Museu.

Em paralelo com a Arte Contemporânea da Ucrânia, encontra-se a eclética coleção de Artes Decorativas da Casa-Museu Medeiros e Almeida, que inclui 2000 peças distribuídas ao longo de 27 salas. Mobiliário de autor, pintura, escultura, tapeçaria, ourivesaria, arte sacra e uma valiosíssima coleção de relógios e de porcelanas chinesas, são algumas das peças que podem ser contempladas.

Uma iniciativa da Matriz Portuguesa - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, entidade criadora e organizadora, sob os auspícios da Embaixada da Ucrânia em Portugal. Este encontro apresenta-se com um conceito inédito que visa, através da exibição de diferentes estilos de arte no mesmo espaço, despertar consciências e sensibilizar para realidades na verdade semelhantes.

Esta 1ª edição conta ainda com importantes parceiros, além da Casa-Museu Medeiros e Almeida, fundação que recebe e expões as obras, a Academia de Protocolo e a Portugal Protocolo Revista. Tem ainda o apoio da Sociedade Nacional de Belas Artes e da Probalplas, e patrocínio oficial da Insidertime. 

Patente ao público nas salas da Casa-Museu Medeiros e Almeida, entre 10 de abril e 7 de maio |5 euros por pessoa / 3€ Seniores / Entrada gratuita até aos 18 anos / Entrada gratuita ao sábado de manhã (das 10h00 às 13h00).

De 2.ª a Sábado, das 10H00 às 17H00 

Encerra aos domingos

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Temos o prazer de oferecer convites duplos para sessões da Competição Nacional, a qual reune o melhor do cinema português produzido em 2017 e 2018 em matéria de curta-metragem. Participe e... habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
34,401,697