"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Joana Gama traz Erik Satie a Torres Novas

Joana Gama traz ao Teatro Virgínia a obra do compositor Erik Satie em dose dupla, com um espetáculo de recital de piano comentado para famílias (17 de março às 11 horas) e um concerto no mesmo dia às 21h30.

17 Mar

Teatro Virgínia
Largo José Lopes dos Santos, 2350-686 Torres Novas


Por ocasião do lançamento do disco SATIE.150 - uma edição apoiada pela Fundação GDA, com o selo da Pianola Editores -, o culminar das celebrações que decorreram em 2016 do 150º aniversário de nascimento do compositor francês Erik Satie (1866-1925), a pianista Joana Gama traz a público um novo recital que segue a mesma ideia do recital de 2016: intercalar a obra multifacetada de Satie com a de compositores que o seguiram na exploração do som sem constrangimentos estéticos ou formais. Neste recital, as obras de Erik Satie - que convocam ambientes solenes, melancólicos e até dançantes - convivem com as de Marco Franco, Federico Mompou, Morton Feldman, John Cage e Vítor Rua, num delicado jogo de afinidades.

A este recital, Joana Gama associa “Eu gosto muito do Senhor Satie”, um pequeno concerto informal destinado às crianças, que se realiza no âmbito do Lab Criativo, onde se pode ouvir música e histórias em torno do compositor (17 de março às 11 horas). O Senhor Satie gostava muito de andar. Bom, talvez não gostasse assim tanto mas não tinha alternativa: como não lhe sobrava dinheiro, fazia diariamente longas caminhadas, pois não podia pagar o comboio que ligava a sua casa ao centro da cidade de Paris, onde passou grande parte da sua vida. Para além de compositor de música - o piano foi o seu instrumento de eleição - o Senhor Satie gostava de guarda-chuvas, de desenhar e de marisco. Era uma pessoa solitária mas com muito humor. Quem quer conhecê-lo um pouco melhor?

Os bilhetes para o espetáculo de sábado de manhã (Eu gosto muito do Senhor Satie) custam 3€. A lotação é limitada a 80 pessoas. Os bilhetes para o espetáculo das 21h30 (I Love Satie) custa, 7,5€, sendo aplicáveis descontos. Podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia ou em www.bol.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Festival MUSA CASCAIS

O melhor festival de reggae de Portugal celebra 20 edições e está de volta à Praia de Carcavelos nos dias 5, 6 e 7 de julho.Neste passatempo, temos o prazer de oferecer aos nossos leitores 4 entradas simples (duas para dia 6 e duas para dia 7). Participa e ... boa sorte!

Visitas
34,161,188