"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Macbeth está de regresso ao palco do Teatro Nacional São João

A peça teatral mais veloz e enigmática de Shakespeare está de regresso ao palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), onde se estreou em junho de 2017. 

21 Fev a11 Mar

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto

Com uma temporada de sucesso no Porto e, recentemente, em Lisboa, no Teatro D. Maria II, que levou mais de nove mil pessoas a assistir ao espetáculo, a produção própria do TNSJ pode ser vista ou revista de 21 de fevereiro a 11 de março.

O espetáculo, que marca a estreia de Nuno Carinhas – diretor artístico do TNSJ – pelo universo de Shakespeare, assinala também o reencontro do encenador com João Reis, 20 anos depois. O ator, que assumiu o papel de protagonista das mais sonantes produções da Casa, “lidera”, em Macbeth, um elenco a que se juntam nomes como Emília Silvestre, João Cardoso, Paulo Calatré ou Sara Barros Leitão. A peça aborda a deturpação da alma humana, num cenário fantasmático e temperamental, desencadeando-se uma tragédia de um casal unido por um nome que ambiciona conquistar e subjugar o futuro.

Assistir a Macbeth equivale, para Nuno Carinhas, a “passar a mão pelo dorso de um crocodilo saído da água”. Além da encenação, o diretor artístico do TNSJ é também responsável pela cenografia e figurinos do espetáculo que se compõe de ritos maléficos, prenúncios, noites sangrentas, insónias e fantasmas. Macbeth pode ser visto à quarta-feira e ao sábado, às 19h00; à quinta e sexta-feira, às 21h00; e ao domingo, às 16h00. A récita de dia 11 março conta com audiodescrição e tradução em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

Diretor do Instituto Shakespeare explica como se encena a maldição

Ainda no âmbito da apresentação da peça, o TNSJ promove, no dia 24 de fevereiro, às 15h00, a conferência Macbeth: Encenar a maldição. O momento, organizado em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é de entrada gratuita e conta com a presença de Michael Dobson, diretor do Instituto Shakespeare e professor na Universidade de Birmingham, que vai abordar as diferentes respostas que encenadores, cenógrafos e diretores de atores têm dado à peça escocesa. Já na FLUP, a colaboração com o TNSJ resulta também na presença de Nicola Watson – especialista em literatura dos séculos XVIII e XIX – que vai abordar, no dia 23 de fevereiro, às 17h30, os modos como a cultura oitocentista materializou Shakespeare em Stratford. Ainda no âmbito do ciclo dedicado ao dramaturgo inglês, o TNSJ promove no dia 25 de fevereiro, às 16h00, uma oficina criativa, tendo como enfoque Macbeth, para crianças entre os seis e os 12 anos, cujo valor é de 2,50€, por criança.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para uma comédia romântica!

Em parceria com a Yellow Star Company, temos 2 convites duplos para o espetáculo "ENFIM NÓS", em cena no Teatro Armando Cortez. Findo o passatempo, consulte aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
32,985,805