"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ateliers, Cursos e "Workshops"

Curso de Commedia dell’Arte orientado por Filipe Crawford

A Escola da Máscara, de Filipe Crawford, responsável pela formação de centenas de atores, retoma agora atividade, com o apoio do Museu da Marioneta.

27 Fev a29 Mai

Museu da Marioneta
Convento das Bernardas - Rua da Esperança, n° 146, 1200-660 Lisboa


Para já,  um primeiro Curso dedicado à Commedia dell’Arte, com a duração de três meses e uma apresentação final prevista para 29 de maio de 2018.

A Escola da Máscara é um projeto criado por Filipe Crawford em 1997, que funcionou até 2012 no Teatro Casa da Comédia, realizando um Curso Anual de Técnica da Máscara. Neste curso eram abordados os princípios e regras da representação com máscara e trabalhadas as máscaras Neutras, Larvares e Expressivas, as Máscaras de Commedia dell’Arte e as do Teatro de Bali. Após 2012, a Escola da Máscara realizou mais dois cursos anuais em espaços cedidos e alguns workshops pontuais.

A Técnica da Máscara trabalha a arte de representar do ator, inspirando-se nas grandes formas tradicionais do Teatro Ocidental, como o Teatro Grego Antigo e a Commedia dell’Arte renascentista, mas também nas contribuições contemporâneas da mímica moderna e nos teatros Orientais de referência, de que Bali é um exemplo.

Neste curso de Commedia dell’Arte serão abordadas as regras específicas da Técnica da Máscara através de exercícios preparatórios. Seguir-se-á a apresentação do género teatral da Commédia dell’Arte e das suas personagens tipo.

Cada ator terá a oportunidade de trabalhar uma personagem tipo, com máscara ou sem máscara, e de a desenvolver através da improvisação. A parte final do curso será dedicada à elaboração de um guião e à criação de números cómicos e culminará numa apresentação final para o público de amigos e convidados. 

Horário: Terças-feiras, 20h às 22h30

• Participantes: 10 a 16 participantes (possibilidade de abertura de segunda turma, à quinta-feira, no mesmo horário)
• Equipamento: Roupa preta confortável, ténis ou sapatilhas e uma meia de mousse collant para a calote.
• Preço: 60€ /mês (3 prestações) ou 150€ pelo curso completo (pagos no ato de inscrição)

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
35,344,508