"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ateliers, Cursos e "Workshops"

Workshop de Commedia dell’Arte

Com a participação do ator italiano Riccardo Benfatto, em parceria com a Companhia de Teatro de Braga e com a licenciatura de Teatro da Universidade do Minho.

31 Jan a3 Fev

Academia Fi-bra (Academia de Música da Casa do Professor)
Avenida Central, 106-110, 4710-229 Braga
Braga
Portugal


Commedia dell’ Arte 
é uma forma de teatro popular que surgiu em Itália no século XV, na Itália, em oposição à Comedia Erudita. Neste workshop, o ator italiano Riccardo Benfatto irá abordar os principais conceitos da Commedia dell’Arte, através da prática dos seus fundamentos, dando aos participantes conhecimentos teóricos e práticos desta linguagem, trabalhando ao mesmo tempo o código corporal do grotesco.

Conteúdos a abordar:

  • Introdução aos principais conceitos da Commedia dell’ Arte.
  • História da “Commedia dell’ Arte” e das suas 9 personagens principais (Zanni, Pantalone, Balanzone, Arlecchino, Brighella, Nobili, Capitano, Servetta y Pulcinella).
  • Codificação física das personagens através do estudo dos seus segmentos corporais corporales.
  • Introdução ao uso da máscara mediante a prática dos “golpes de máscara”.
  • Desenvolvimento da ação cénica e do ritmo na Commedia dell’ Arte.
  • Desenvolvimento da linguagem e do código corporal do grotesco.
Riccardo Benfatto

Graduado em “Artes Cénicas” pela Universidade de Bolonha em Itália, especializou-se no trabalho da “Commedia dell’ Arte” com os professores Claudia Contin Arlecchino e Ferruccio Merisi da "Escola Experimental de Atores " (Pordenone, Itália) e com Michele Monetta do Projeto ICRA (Nápoles, Itália). Depois de 5 anos como ator na companhia "Amethéa 24/7" dando cursos e criando espetáculos de “Commedia Dell'Arte”, tanto na Itália como na Espanha, decidiu instalar-se em Sevilha para receber formação no espaço ATALAYA-TNT TEATRO (Território New Times) de 2014 a 2016 sob a direção de professores em diferentes disciplinas, como Ricardo Iniesta, Else Marie Laukvik (Odin Teatret), Leo Bassi, Daisuke Yoshimoto (Butho) ou Laila Ripol. Atualmente colabora com a Escola de Arte Dramática de Sevilha lecionando cursos pontuais para estudantes.

Associados: €30,00 | Não associados: €40,00

Número de horas: 16h | Número de sessões: 4
Horário: 31 de janeiro,1 e 2 de fevereiro – 17h30 às 21h30 | 3 de fevereiro – 9h30 às 13h30
Data limite de Inscrição: 26 de janeiro

>> Inscrições 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
32,720,150