"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição de Pintura "arte&vinho"

Esta exposição é um breve itinerário histórico pelas iconografias do vinho. É todo um universo artístico, que tem como centro a natureza do vinho, um produto da terra que tem acompanhado a história do homem.

13 Jan a23 Fev

Galeria Maria Lucília Moita - Casa da Cultura
Bairro Mota, 2380-037 Alcanena


Do Antigo Egito à Antiguidade Clássica, da Idade Média Cristã ao Maneirismo e Barroco, passando pelo Romantismo, até à arte moderna, o vinho marcou sempre forte presença, sobre as mais diversas formas.

A exposição "arte&vinho", com a colaboração do Centro Cultural Regional, traz-nos "os diálogos possíveis entre a Arte e a Arte do Vinho", nas obras de cinco pintores com nome, obra e percurso artístico: CARLOS AMADO, FERNANDO VERÍSSIMO, JOSÉ CATROLA, MÁRIO RODRIGUES e MÁRIO TROPA.

CARLOS AMADO tem o Curso de Desenho com Modelo da Sociedade Nacional de Belas Artes, fez formação em Pintura, Estética e História da Arte Contemporânea, História de Arte em Portugal e tem o Curso de Serigrafia, entre muitas outras áreas.

Fez cenografia para teatro e é membro fundador e presidente de PERSPECTIVAS - Grupo de Artes Plásticas - Santarém.
Desde 1980, participou em mais de quatro dezenas de exposições coletivas e realizou uma dezena de exposições individuais. Foi várias vezes premiado.

FERNANDO VERÍSSIMO é Desenhador, licenciado em Educação e Comunicação Multimédia e tem o Curso de Temas de Estética e Teorias da Arte Contemporânea da Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Para além da Pintura, faz abordagens também na área da Escultura e da Cerâmica.

Participou, desde os anos 80 em variadíssimas mostras coletivas e algumas exposições individuais e participou em workshop de artes plásticas, em Leba, Poland (2002-2005). Foi finalista no Concurso para a Mascote para o Oceanário de Lisboa e viu algumas das suas obras selecionadas para bienais ou premiadas em concursos regionais. Possui obras em várias coleções particulares e alguma obra pública (escultura/medalhas).

JOSÉ CATROLA, licenciado em Artes - Plásticas (Pintura) pela ESBAL.

Desde 1982, tem feito inúmeras exposições coletivas e individuais, nomeadamente em Lisboa (Galeria Escada, IV Bienal do Jornal Avante, II Feira de Arte Contemporânea, no Fórum Picoas, Galeria Barata, Galeria Municipal Gymnásio, Galeria Ceutarte, Galeria Vértice), em Almeirim, Alpiarça, Santarém, Vila Nova da Cerveira, Beja; e na Galeria da Secretaria Regional de Turismo, Cultura e Emigração, do Funchal.

MÁRIO RODRIGUES frequentou, na Sociedade Nacional de Belas Artes, o Curso de Pintura, Curso de Estética e Arte Contemporânea e Curso de Estética.

As últimas exposições individuais, a partir de 2008, foram em Alpiarça, Évora, Sintra, Lisboa, Arruda dos Vinhos e Almeirim.
Últimas exposições coletivas: 15ª Bennale Mediterranéenne des Arts de Ville dês Tunis, Tunísía; II Exposicion Internacional de Arte Contemporânea, Vila Franca de Barrios, Espanha; e Percursos da Bienal, em Coruche.

MÁRIO TROPA, licenciado em Artes Plásticas - Curso Complementar de Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).

Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, nos anos 1965 e 1967.
Professor de Desenho em Santarém, de 1967 a 1990.
Professor de Pintura e de Gravura, do Curso de Artes Plásticas da Escola Superior de Arte e Design do Instituto Politécnico de Leiria, de 1990 a 2003.
Está representado em coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.
Ultimamente, tem realizado workshops de diferentes técnicas de gravura, como formador.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Festival MUSA CASCAIS

O melhor festival de reggae de Portugal celebra 20 edições e está de volta à Praia de Carcavelos nos dias 5, 6 e 7 de julho.Neste passatempo, temos o prazer de oferecer aos nossos leitores 4 entradas simples (duas para dia 6 e duas para dia 7). Participa e ... boa sorte!

Visitas
34,181,690