"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Elizabeth Costello ganha vida no palco do Teatro Nacional São João

Com Cucha Carvalheiro no papel principal, a peça é uma adaptação do romance de John Maxweel Coetzee pelas mãos de Cristina Carvalhal. 

18 Jan a28 Jan

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto


Depois de se ter estreado em dezembro, na Culturgest, Elizabeth Costello chega agora ao palco do Teatro Nacional de São João (TNSJ). A peça tem direção artística e encenação de Cristina Carvalhal e parte do romance que lhe dá o nome e cuja autoria é de John Maxwell Coetzee – Prémio Nobel da Literatura em 2003. Para ver entre 18 e 28 de janeiro, Elizabeth Costello vai colocar em cena atores bem conhecidos do público português, como Cucha Carvalheiro – que interpreta a protagonista da trama –, Rita Calçada Bastos, Sílvia Filipe, Luís Gaspar e Bernardo Almeida.

Elizabeth Costello é, como se adivinha pelo título da peça, a personagem principal da história. Escritora veterana, encontra-se perante a “grande porta”. Para transpô-la terá que enfrentar um tribunal que irá determinar a sua dignidade tendo em conta as suas crenças. “Acredito em tudo o que não se dá ao trabalho de acreditar em mim”, responde Elizabeth à pergunta “Acredita na vida?”, colocada pelo juiz. Durante o espetáculo, a personagem confronta o público com as suas crenças, discutindo “ideias polémicas”, como a essência de Deus, o silêncio dos animais, o Holocausto nazi, o vegetarianismo, o amor e o mal.

Reconhecida pela adaptação e encenação de textos que não foram escritos para teatro, não é a primeira vez que a encenadora e atriz Cristina Carvalhal integra a programação do Teatro Nacional São João, tendo já apresentado, por exemplo, Exatamente Antunes, espetáculo que coencenou com Nuno Carinhas, diretor artístico daquele espaço. Elizabeth Costello – uma coprodução Causas Comuns, Culturgest e TNSJ – é para maiores 14 anos e pode ser visto à quarta-feira e sábado, às 19h00; à quinta e sexta-feira, às 21h00; e ao domingo, às 16h00. O espetáculo tem legendagem em inglês, sendo que a récita de 28 de janeiro conta ainda com tradução em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes varia entre 7,50 e 16 euros.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Festival MUSA CASCAIS

O melhor festival de reggae de Portugal celebra 20 edições e está de volta à Praia de Carcavelos nos dias 5, 6 e 7 de julho.Neste passatempo, temos o prazer de oferecer aos nossos leitores 4 entradas simples (duas para dia 6 e duas para dia 7). Participa e ... boa sorte!

Visitas
34,181,702