"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

"Mihai Eminescu – Saudade do poeta"

Por ocasião do Dia da Cultura Nacional Romena, A Embaixada da Roménia na República Portuguesa, o Instituto Cultural Romeno em Lisboa e o Museu Nacional de Arqueologia organizam um espetáculo de poesia, teatro e música.

13 Jan   |  19h00

Museu Nacional de Arqueologia
Praça do Império. 1400-206 Lisboa
Preço
Entrada livre


A interpretação fica a cargo do ilustre ator romeno Ion Caramitru e do clarinetista de renome internacional Aurelian-Octav Popa.

O evento terá lugar no dia 13 de janeiro de 2018, às 19h00, no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia e integra a "Temporada romena", que o Instituto Cultural Romeno e o MNA promovem até ao final do mês de abril de 2018. O recital tem como fonte de inspiração os manuscritos de poesia, prosa e filosofia de Mihai Eminescu e propõe um diálogo inédito em que a palavra falada é complementada por interlúdios de música clássica e contemporânea. O espetáculo entrou no repertório permanente do Teatro Nacional "I.L.Caragiale" de Bucareste em 2012 e já foi apresentado com sucesso em várias palcos da Europa, Estados Unidos e Canadá.

"Trata-se de um espetáculo inédito que inclui fragmentos dos manuscritos de poesia, prosa e filosofia do grande poeta romeno. A maior parte da obra de Eminescu estava guardada no seu famoso baú, que o acompanhava sempre que mudava de casa e com o qual carregava os seus cadernos e anotações, que finalmente foram impressos através de um sistema digital, numa edição facsimilada pela Academia Romena", declarou Ion Caramitru por ocasião da estreia do espetáculo.

"A minha contribuição musical neste espetáculo imaginado por Ion Caramitru (...) é como uma janela para a poesia. Não é uma ilustração, mas um discurso especial. As artes são orgulhosas, diferentes umas das outras, mas podem cruzar-se se alcançarem aquele nível superior de alegria compartilhada". - Aurelian-Octav Popa

O espetáculo tem uma duração de 70 minutos e será apresentado em língua romena.

A entrada é livre, mediante a confirmação de presença, até ao dia 11 de janeiro de 2018, para o e-mail: icrl.geral@mail.ptprime.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Festival MUSA CASCAIS

O melhor festival de reggae de Portugal celebra 20 edições e está de volta à Praia de Carcavelos nos dias 5, 6 e 7 de julho.Neste passatempo, temos o prazer de oferecer aos nossos leitores 4 entradas simples (duas para dia 6 e duas para dia 7). Participa e ... boa sorte!

Visitas
34,181,635