"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Jantares-Debate

"O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções"

António Lobo Xavier intervém em janeiro no novo ciclo de jantares-debate.

24 Jan   |  20h30

Grémio Literário
Rua Ivens, n.º 37, 1200-226 Lisboa

O novo ciclo de jantares-debate, promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, subordinado ao tema genérico “O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções” prossegue no próximo dia 24 de janeiro, sendo orador convidado António Lobo Xavier, advogado, político e conselheiro de Estado designado por Marcelo Rebelo de Sousa. 

António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier, de seu nome completo, nasceu em Coimbra em 1959, e é um prestigiado advogado, ligado desde a juventude ao CDS-PP, com uma intervenção política regular e respeitada, designadamente, no programa televisivo “Quadratura do Círculo”, no qual participa desde 2004.
Foi em Coimbra que Lobo Xavier obteve a licenciatura em Direito, fez o mestrado em Ciências Jurídico-Económicas e onde iniciou, em 1983, a sua carreira como assistente da sua Faculdade, onde se manteve até 1994. Desde então dedicou-se, exclusivamente, à advocacia e à administração de empresas, que concilia com a atividade de analista político.
Foi sócio de várias sociedades de advogados e reconhecido pela Ordem dos Advogados como especialista em Direito Fiscal.
Também faz parte dos órgãos de outras instituições particulares com fins públicos, sendo vogal da direção da Associação Comercial do Porto e dos conselhos de administração da Fundação de Serralves e da Fundação Belmiro de Azevedo.
Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, colaborador da Comissão de Reforma Fiscal e presidente da Comissão de Reforma Fiscal em 2012.
Eleito deputado à Assembleia da República, em 1983, 1985, 1987, 1991 e 1995, disputou em 1992 a liderança do CDS a Basílio Horta e Manuel Monteiro, num congresso ganho por este último.
É esta personalidade, que aprecia o rigor e prepara com minúcia as suas intervenções públicas, que teremos connosco ao reatar no Novo Ano o ciclo de jantares-debate no Grémio Literário.

Data e hora: 24 de janeiro, às 20h30
Local: Grémio Literário
Informações e inscrições: clube.portugues.imprensa@cnc.pt
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
32,720,137