"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Cineteatro António Lamoso assinala a Noite Europeia do Teatro

O Cineteatro António Lamoso apresenta espetáculo de dança "Um clássico", de Vera Mantero.

18 Nov   |  22h00

Cineteatro António Lamoso
Rua Professor Egas Moniz, 11, 4524-909 Santa Maria da Feira
Preço
Entrada livre


A produção explora, como o próprio nome indica, a ideia de clássico, matrizes e limitações. Proposta da aclamada bailarina e coreógrafa Vera Mantero, reflete sobre as características e antagonismos do que é ser um clássico, sobre todos os conceitos e pré-ideias sobre a importância futura, sobre processo de desconstrução ou recriação de uma época. A sua vinculação com o momento de criação e, simultaneamente, desligamento desse mesmo instante.

Sinopse

Um Clássico atravessa gerações. Toca a todos (porque trata temas que tocam a todos). Persiste na memória coletiva. Um clássico representa ideias da época em que é criado. Um clássico representa sentimentos da época em que é criado. Um clássico mostra paixões intensas e múltiplas. Um clássico regista a complexidade do seu tempo. Um clássico inventa a complexidade do seu tempo. Um clássico retrata um contexto histórico importante. Um clássico usa (inesperadamente) uma linguagem inesperada. Um clássico cria expressões exemplares e inusitadas. (Um clássico usa sempre o antigo acordo ortográfico?!). Um clássico não se enquadra em nenhum estilo (e é possível que crie um estilo novo). Um clássico é inovador (então mas não era um clássico?). Um clássico repercute-se na vida das pessoas e na vida das (outras) obras. Um clássico é-nos familiar. Um clássico nunca pára de dizer aquilo que tem para dizer. Um clássico é inesgotável. Um clássico produz efeitos nas consciências. Um clássico é uma forma de conhecimento. Um clássico relê-se e redescobre-se. Um clássico revela. Um clássico dura. Um clássico diz não à morte. É isto que nos proponho criar, um clássico. 

Ficha técnica

Uma produção TeatrUBI e ASTA
Criação e Direção Vera Mantero
Assistente de Direção Elizabete Francisca
Interpretação 
Carmo Teixeira e Sérgio Novo
Guarda Roupa Inês Santos
Cenografia Sérgio Novo
Direção Técnica 
Pedro Fonseca
Produção e Comunicação 
Rui Pires
Design Gráfico 
Sérgio Novo

Info: cineteatro@cm-feira.pt | www.cineteatro.cm-feira.pt | 256 337 060

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
32,238,393