"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

“Ciência no dia-a-dia” de norte a sul do país na noite mais científica do ano!

Há ciência. Há investigadores. Há curiosos. A noite mais científica do ano está de volta! É já no dia 29 de setembro qu ea Noite Europeia dos Investigadores volta a encher o país com “Ciência no dia-a-dia”.

29 Set

Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Rua da Escola Politécnica, 56/58, 1250-102 Lisboa
Preço
Entrada livre


Depois do sucesso do ano anterior, o tema repete-se e a Noite Europeia dos Investigadores abre as portas a todos os curiosos, com o objetivo de desmistificar a ciência e quebrar as barreiras que a separam do cidadão comum.

Com entrada gratuita, serão promovidas mais de 100 atividades, para todas as idades,por cerca de 515 de investigadores e dinamizadores no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) e no Jardim do Príncipe Real, entre as 18:00 e as 24:00.

Exposições, Observações Astronómicas, Demonstrações Científicas, Oficinas Práticas, Jogos e Quizzes, mas também Cafés de Ciência sobre alguns dos temas mais prementes na nossa sociedade e um Debate sobre "Ética, Ciência e Economia" são algumas das atividades previstas numa noite que contará ainda com animação de rua.

Para os amantes das novas tecnologias, a Noite Europeia dos Investigadores dispõe de um Laboratório de Design e Inovação com atividades relacionadas com o desenvolvimento de softwares e apps, impressão 3D. Também será possível aprender a desenhar jogos, códigos de programação no âmbito da plataforma FCT Coding Fest que irá decorrer no MUHNAC.

Origami para Miúdos e Graúdos, Mãos na Matemática, Terra Vista do Espaço, Aroma da Ciência, Robots que comunicam com abelhas e peixes, Conversas com Fósseis são algumas das atividades dirigidas aos mais novos e que prometem encantar toda a família.

Ainiciativa conta também com uma variada oferta cultural, com performances de danças europeias da Tradballs, o Coro Infantil da Universidade de Lisboa e ainda, o Coro da Universidade de Lisboa.

O público será também surpreendido com o Circo Matemático que, de forma divertida e com truques de magia, espalhará a matemática pela noite mais científica do ano.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (entidade proponente do consórcio SCILIFE Science in Everyday Life – Ciência no Dia-a-Dia) em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e a Escola de Ciências da Universidade do Minho.

>> Programa Lisboa 

>> Programa Porto 

>> Programa Braga 

>> Para mais informações 

Sobre a Noite Europeia dos Investigadores

A ‘Noite Europeia dos Investigadores’ - NEI é uma iniciativa da Comissão Europeia que,em 2005, lançou a ideia de que uma noite por ano cientistas e público – juntos – podem comemorar a ciência através de uma série de atividades que decorrem em simultâneo pelas várias cidades europeias.

Desde então, na súltimas sextas-feiras de setembro, por toda a União Europeia os cidadãos têm participado em atividades de ‘meter a mão na massa’ fazendo experiências científicas, mas também participando em debates, conversas com cientistas, observações, entre outras, que lhes tem permitido ficarem a conhecer as potencialidades da investigação científica para o desenvolvimento social e económico da sociedade. Atualmente, em mais de 300 cidades europeias, este evento cujo sucesso tem aumentado exponencialmente e que promove o contacto direto dos investigadores com a sociedade, conta com mais de um milhão de visitantes e a participação 18.000 investigadores, de todas as áreas do conhecimento, em toda a Europa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,692