"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

A China tradicional em destaque no Museu do Oriente

A cultura chinesa está em destaque na programação do Museu do Oriente, no final de setembro - dias 27, 28 e 29 -, com a realização de um espetáculo de ópera de Pequim, a conferência “Re-discover China” e visitas orientadas à exposição “A Ópera Chinesa”.

27 Set a29 Set

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Com interpretação da Tianjin Youth Beijing Opera Troupe, o espetáculo de Ópera de Pequim tem lugar quarta-feira, 27 de setembro, às 21.00, com entrada gratuita. Excertos de três peças do repertório clássico (Encruzilhada, Adeus Minha Concubina e Montanha Qingshi), com números de música, dança, mímica, artes marciais e humor, dão a conhecer esta arte milenar reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade.

No dia 28, Ge Jianxiong, professor catedrático na Universidade de Fudan (Xangai) – onde dirige a Faculdade de História e Geografia – e membro do Instituto Central de Investigação em Cultura e História, protagoniza a conferência “Re-discover China: The people, land, agriculture and traditional wisdom”, de entrada livre, para abordar a longa história e diversidade cultural de uma das mais antigas civilizações do mundo.

Com o objetivo de dar a conhecer um dos tesouros culturais da China, o Museu do Oriente realiza, em quatro sessões com temáticas distintas, visitas orientadas à exposição “A Ópera Chinesa”. A primeira é dedicada à importância da cor em cena - “Dicionário de Cores na Ópera Chinesa” - e decorre no dia 29 de setembro. As sessões seguintes acontecem a 27 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro abordando, respetivamente, os temas: “A música na Ópera Chinesa”, “A gestualidade e a expressão corporal” e “Caraterização na Ópera Chinesa: maquilhagem, adereços e figurinos”.

Ópera de Pequim
27 de setembro
21.00
Gratuito
Co-organização: Associação de Empresários Chineses em Portugal
Duração: 90’, sem intervalo
Gratuito mediante levantamento de bilhete no próprio dia, limitado à capacidade da sala.

“Re-discover China: the people, land, agriculture and traditional wisdom”
Conferência pelo Professor Ge Jianxiong
28 de setembro
18.30
Entrada livre
Duração: 90’, sem intervalo
Co-organização: Ministério da Cultura da China e Embaixada da China em Portugal

Visitas orientadas à exposição “A Ópera Chinesa”
29 de setembro a 15 de dezembro
17.00-18.00
Preço: € 5
M/16 anos
Participantes: mín. 5, máx. 25

29 de setembro | Dicionário de cores na Ópera Chinesa
27 de outubro | A Música da Ópera Chinesa
24 de novembro | A Gestualidade e a expressão corporal
15 de dezembro | Caracterização na Ópera Chinesa: maquilhagem, adereços e figurinos

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,612