"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

A China tradicional em destaque no Museu do Oriente

A cultura chinesa está em destaque na programação do Museu do Oriente, no final de setembro - dias 27, 28 e 29 -, com a realização de um espetáculo de ópera de Pequim, a conferência “Re-discover China” e visitas orientadas à exposição “A Ópera Chinesa”.

27 Set a29 Set

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Com interpretação da Tianjin Youth Beijing Opera Troupe, o espetáculo de Ópera de Pequim tem lugar quarta-feira, 27 de setembro, às 21.00, com entrada gratuita. Excertos de três peças do repertório clássico (Encruzilhada, Adeus Minha Concubina e Montanha Qingshi), com números de música, dança, mímica, artes marciais e humor, dão a conhecer esta arte milenar reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade.

No dia 28, Ge Jianxiong, professor catedrático na Universidade de Fudan (Xangai) – onde dirige a Faculdade de História e Geografia – e membro do Instituto Central de Investigação em Cultura e História, protagoniza a conferência “Re-discover China: The people, land, agriculture and traditional wisdom”, de entrada livre, para abordar a longa história e diversidade cultural de uma das mais antigas civilizações do mundo.

Com o objetivo de dar a conhecer um dos tesouros culturais da China, o Museu do Oriente realiza, em quatro sessões com temáticas distintas, visitas orientadas à exposição “A Ópera Chinesa”. A primeira é dedicada à importância da cor em cena - “Dicionário de Cores na Ópera Chinesa” - e decorre no dia 29 de setembro. As sessões seguintes acontecem a 27 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro abordando, respetivamente, os temas: “A música na Ópera Chinesa”, “A gestualidade e a expressão corporal” e “Caraterização na Ópera Chinesa: maquilhagem, adereços e figurinos”.

Ópera de Pequim
27 de setembro
21.00
Gratuito
Co-organização: Associação de Empresários Chineses em Portugal
Duração: 90’, sem intervalo
Gratuito mediante levantamento de bilhete no próprio dia, limitado à capacidade da sala.

“Re-discover China: the people, land, agriculture and traditional wisdom”
Conferência pelo Professor Ge Jianxiong
28 de setembro
18.30
Entrada livre
Duração: 90’, sem intervalo
Co-organização: Ministério da Cultura da China e Embaixada da China em Portugal

Visitas orientadas à exposição “A Ópera Chinesa”
29 de setembro a 15 de dezembro
17.00-18.00
Preço: € 5
M/16 anos
Participantes: mín. 5, máx. 25

29 de setembro | Dicionário de cores na Ópera Chinesa
27 de outubro | A Música da Ópera Chinesa
24 de novembro | A Gestualidade e a expressão corporal
15 de dezembro | Caracterização na Ópera Chinesa: maquilhagem, adereços e figurinos

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de "O CASTELO DE VIDRO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais oferecemos neste passatempo convites duplos para a antestreia que se realiza no próximo dia 18 de outubro (quarta-feira), em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, divulgamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
32,038,179