"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema

Periferias - Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcántara

A Associação Cultural Periferias (Portugal) e a Associação Gato Pardo (Espanha) organizam mais uma edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcántara, entre os dias 14 e 20 de agosto.

14 Ago a20 Ago

Marvão e Valência de Alcántara
Portugal e Espanha


Pelo quinto ano consecutivo, realiza-se o evento que pretende levar o cinema junto das populações dos dois lados da fronteira, num esforço para criar novos públicos e estimular vivências culturais diferenciadoras.

O Festival continua a promover o cinema independente de qualidade, com ênfase particular na área do documentário, procurando suscitar a reflexão em torno das principais questões sociais e existenciais que marcam o nosso tempo.

Na presente edição, será dada atenção especial ao tema "Terra e Ambiente", com uma seleção de filmes onde se dão a ver as múltiplas formas do homem entender a sua relação com o mundo, desencadeando vivências que, umas vezes, são exemplares e enriquecedoras, e, noutros casos, profundamente nefastas para o equilíbrio dos ecossistemas.

Dentro do espírito de itinerância que caracteriza o festival, é intenção marcar presença no maior número de locais possíveis, tanto no concelho de Marvão, como do lado de lá da fronteira, onde o PERIFERIAS conta com o apoio do Município de Valência de Alcántara e a importante parceria com a Filmoteca da Extremadura.

O objetivo é dar a ver lugares e vivências que merecem ser conhecidas, planeando sempre momentos multidisciplinares, onde, a par do cinema, a música, a fotografia, as diferentes artes e ofícios marquem presença.

Pretendendo ir além de uma mostra de cinema, o festival procura fomentar vivências culturais, cruzar saberes, suscitar o pensamento crítico e o desejo de uma participação ativa na vida da comunidade.

Entre os patrocinadores principais do PERIFERIAS encontram-se os Municípios de Marvão e de Valência de Alcántara, sendo a  Direção Regional de Cultura do Alentejo, um dos diversos parceiros institucionais. O programa e mais informação podem ser consultados AQUI

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de "O CASTELO DE VIDRO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais oferecemos neste passatempo convites duplos para a antestreia que se realiza no próximo dia 18 de outubro (quarta-feira), em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, divulgamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
32,038,213