"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

O Santo faz anos!

Para assinalar o nascimento de Santo António em Lisboa, 826 anos depois e no mesmo local onde nasceu, onde fica agora o largo e a Igreja de Santo António, o Museu de Lisboa convida para assistir ao documentário de Gonçalo Cadilhe Nos Passos de Santo António, no dia 14 de agosto, e ao concerto de Carminho, no dia 15.

14 Ago a15 Ago

Museu de Lisboa – Santo António
Largo de Santo António da Sé, 22


Diz a tradição que Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195 em Lisboa, numa casa em frente à Sé. Para assinalar esta data, tão importante para a cidade de Lisboa, o Museu de Lisboa – Santo António propõe um programa especial para os dias 14 e 15 de agosto.

No dia 14, às 21h30, será exibido, numa sessão ao ar livre, o documentário de Gonçalo Cadilhe Nos Passos de Santo António e na noite seguinte, 15 de agosto às 20h, Carminho canta ao Santo na Igreja de Santo António. A entrada é livre e sujeita à lotação.

Durante estes dois dias o museu estará aberto em horário alargado (até às 22h) e haverá visitas orientadas: às 11h30, O Santo de Lisboa - A vida de Santo António e às 15h, As Profissões Medievais. O custo das visitas é de 3€ e a marcação deve ser feita através do endereço: servicoeducativo@museudelisboa.pt.

Santo António morreu em Arcela, próximo de Pádua, a 13 de junho de 1231, com fama de santidade. Os pedidos para que seja considerado santo iniciam-se imediatamente após a sua morte, tornando-se necessário reunir informações sobre a sua vida para a criação da biografia que acompanhará o processo de beatificação.

Para isso, foram recolhidos elementos junto de quem conhecera e convivera com frei António, bem como entre religiosos portugueses, que forneceram informações essenciais e que figurarão em todas as biografias que a partir daí foram sendo divulgadas. Ficou assim instituído que Santo António nasceu em Lisboa, no ano de 1195, numa casa frente à Sé, onde foi batizado com o nome de Fernando. A sua história irá sempre referir a importância de Lisboa onde viveu cerca de 20 anos. Foi Menino do Coro na Sé e continuou a sua formação intelectual em S. Vicente de Fora, junto dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Passará 10 anos em Coimbra, onde continuará os seus estudos no Mosteiro de Santa Cruz e onde conhecerá os franciscanos de quem toma o hábito e a radicalidade da Ordem. Muda o nome para António e muda de vida, tornando-se missionário em Marrocos. Irá mudar novamente de vida em Itália e no sul de França, ao revelar a sua eloquência e conhecimento das Escrituras, tornando-se num dos principais defensores da fé católica.

Uma tradição tardia do século XVII vai estabelecer o dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, como o dia do seu nascimento. A coincidência da data reforça a grande devoção de Santo António à mãe de Jesus manifestada desde muito cedo pelo santo lisboeta. Mas é sobretudo um marco simbólico de grande pertinência para que em Lisboa se celebre esta data, comemorando a perseverança de uma população que nunca deixou esquecer a proveniência de tão ilustre Santo seu conterrâneo. 

Pedro Teotónio Pereira

Coordenador do Museu de Lisboa – Santo António

In Mensageiro de Santo António, julho/agosto 2017

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,677