"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Colóquios, Conferências e Debates

Falar, ver e fazer fotografia, com Valter Vinagre

O fotógrafo Valter Vinagre é o próximo convidado da iniciativa Clique 2.0, uma iniciativa do Trinta Dias, roteiro da Câmara Municipal de Oeiras,o qual irá apresentar o seu trabalho e conversar com o público na sessão marcada para o dia 20 de julho,no Palácio Anjos.

Barra das Almas

20 Jul   |  19h30

Palácio Anjos
Alameda Hermano Patrone, 1945-064 Algés
Preço
Entrada livre


“Há fotógrafos que teimam em trilhar os caminhos menos óbvios,

mais espinhosos. Que gostam da provocação, da sugestão, da ironia
e de alguma matreirice, sem que isso se pareça em nada com joguinhos florais ou ziguezagues barrocos (…). Valter Vinagre é um destes fotógrafos.”
Sérgio B. Gomes

Valter Vinagre nasceu em 1954, em Avelãs de Caminho, concelho de Anadia, e estudou fotografia em Lisboa, no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual, de 1986 a 1989. Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo.

De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.

Do seu percurso salientam-se exposições individuais em Braga, Caldas da Rainha, Cascais, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Lisboa, Sines e Rio de Janeiro e participações em mostras coletivas em Coimbra, Évora, Lisboa, Porto, Vila Real e Madrid, entre outras.

Foi membro do coletivo kameraphoto e recebeu o “Prémio Autores 2016 - Melhor Trabalho de Fotografia”, da Sociedade Portuguesa de Autores, para Posto de Trabalho, no qual fotografou locais usados para prostituição de berma de estrada. Para além de Posto de Trabalho, destaque ainda para os seus projetos Para, Húmus, Animais de Estimação, Olha e Barra das Almas.

Tem publicados mais de duas dezenas de livros e catálogos de exposições e está representado em diversas colecções em Portugal e no estrangeiro.

www.valtervinagre.com

Recorde-se que pelo Clique já passaram Alexandre Almeida, Luiz Carvalho, Gastão de Brito e Silva, Nelson d’Aires, António Pedro Ferreira, Pauliana Valente Pimentel, Luis Filipe Catarino, Nikos Economopoulos, John Gallo e Ana Brígida.
Agenda
Colóquios, Conferências e Debates

À Conversa com…

Museu de Cerâmica de Sacavém 23 Set   |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A Última Noite do Capitão"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para assistir a esta Tragicommedia dell'arte, no próximo dia 24 de setembro (domingo), às 21h00, no Teatro Armando Cortez, Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
31,849,657