"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

Vila Nova de Famalicão recebe um novo festival artístico e cultural

O MEL :: piquenique das artes, festival artístico multicultural que englobará inúmeras disciplinas artísticas, desde o Teatro passando pela a Dança, pela a Literatura e também pelo puro toque da Música. 

3 Ago a6 Ago

Parque da Devesa
Preço
Entrada livre


A Elogio Vádio e Fértil Cultural apresentaram o “Mel :: Piquenique das Arte” que visa promover a reflexão, a consciencialização e a cidadania, no seio daquele que é um evento artístico multidisciplinar e interdisciplinar.

Nesta primeira edição, que se realiza entre os dias 3 e 6 de agosto, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, o tema é a "voz", enquanto forma de expressão artística e como meio de participação ativa na sociedade. Neste evento estará englobado, também, um ciclo dedicado ao corpo, veículo da voz bem como um outro dedicado ao silêncio - a ausência de voz. A linguagem artística afigura-se como um discurso facilitador destas abordagens, colocando o foco em questões universais.

César Cardoso, Secretário da Direção da Elogio Vádio, afirmou que “este projeto pretende realçar o melhor da nossa comunidade e do território onde estamos inseridos”.

Este projeto está a ser construído há cerca de um ano, surgindo da análise daquela que “é a forma de estar na cidade de Famalicão”, acrescenta César Cardoso.

A palavra “mel surge porque é um elemento tão rico, a sua forma de produção é colaborativa e a sua utilização é sempre benéfica, realça as nossas qualidades e, tudo isto, faz com que seja o conceito ideal para o nosso projeto”.

Numa lógica de complementaridade aos espetáculos, ocorrerão durante todo o dia outras atividades. A dinamização de tertúlias - espaços abertos à conversa sobre artes e multiculturalismo – convidando os artistas presentes; a educação ambiental - com visitas guiadas ao Parque da Devesa - e a dinamizar de oficinas e as atividades que promovem o bem-estar físico fazem parte deste evento que tem como objetivo final “perceber a nossa identidade e realçar o melhor de nós”, frisou o Secretário da Direção da Elogio Vádio.

Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, realçou o facto do Parque da Devesa se assumir como “uma ferramenta ao serviço da cultura, da cidadania, da consciencialização ambiental”. Neste sentido, existe uma simbiose entre o Parque da Devesa e o evento Mel :: Piquenique das Artes: ambos têm como escopo a “ambição de tocar nas pessoas, de as ajudar nos seus processos coletivos. Por isso mesmo, estas propostas tão ricas e tão diversas vão ao encontro dos gostos dos nossos cidadãos”.

Este evento tem como público-alvo as famílias. Neste sentido, “estamos na presença de um público abrangente e diverso. Queremos abranger todas as faixas etárias e as diversas formações familiares, num ambiente acolhedor, com propostas heterogéneas e potenciadoras de uma convivência intergeracional e intercultural.”, afirma César Cardoso. 

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
31,460,297