"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Colóquios, Conferências e Debates

"As eleições francesas e o futuro da União Europeia"

O próximo debate do Centro de Documentação IEEI realiza-se dia 2 de maio (3ª feira) pelas 18h00, no Centro Nacional de Cultura.

2 Mai   |  18h00

Centro Nacional de Cultura - Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, 10-1º (ao lado do Café No Chiado)
Preço
Entrada livre

O ano de 2017 será marcado por atos eleitorais em diversos países europeus, nomeadamente na Holanda, em França e na Alemanha, e muito provavelmente também em Itália. Estas eleições podem ser determinadas por uma onda de nacionalismo xenófobo, pondo em perigo o futuro da União Europeia, tanto mais que se seguem à vitória de Trump nos Estados Unidos.
Mas essas eleições podem também ser uma ocasião para a afirmação dos princípios democráticos, dos valores da humanidade comum, contribuindo para o relançamento da União Europeia em bases mais justas e solidárias.

Que lições se podem tirar dos resultados da primeira volta das eleições francesas? Quais foram os grandes temas das eleições na França? Como explicar o crescimento do nacionalismo xenófobo um pouco por toda a Europa? Haverá uma exceção ibérica? Pode falar-se de um populismo de esquerda? 

 

Oradores:

Inês de Medeiros [Artista, Vice-Presidente da Fundação INATEL]

José Vítor Malheiros [Colunista, Consultor]

Guilherme d’Oliveira Martins [Centro Nacional de Cultura]

 

Moderador: Álvaro Vasconcelos
 

>> Evento Facebook

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Jozef Van Wissem

Em parceria com Auditório de Espinho, temos convites duplos para assistir ao concerto de Jozef Van Wissem, no próximo sábado (27 de maio) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos felizes contemplados.

Passatempo

Ganhe 1 bilhete duplo para o concerto do Momo!

Momo anuncia dois concertos de lançamento de “Voá” em Lisboa e Porto, dias 27 de maio no Maus Hábitos, no Porto, e dia 2 de junho na Casa Independente em Lisboa.Em parceria com a Universal Music, temos convites duplos para oferecer! Passatempo encerrado. Anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
31,082,567