"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Colóquios, Conferências e Debates

A Nova Rota da Seda Chinesa: questões de geopolítica e geoestratégia

No dia 26 de abril, às 18h30, Paulo Duarte, investigador do Instituto do Oriente em Lisboa, fará uma conferência que visa ajudar o público menos familiarizado com o tema da Nova Rota da Seda chinesa a perceber os desafios, oportunidades e contornos deste mega-projeto que a China lança a si própria e à comunidade internacional em pleno século XXI.

26 Abr   |  18h30

Centro Nacional de Cultura - Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, 10-1º (ao lado do Café No Chiado)

A Nova Rota da Seda chinesa é denominada Uma Faixa, Uma Rota, incluindo uma componente terrestre e uma componente marítima. 
Assenta, entre outros aspetos, num reforço das relações económicas com a Ásia Central e a Europa. Tem subjacente a ideia da criação de um espaço económico suscetível de abranger um vasto mercado de aproximadamente 4,4 mil milhões de pessoas, ou 63 % da população mundial, com potencial para se tornar o mais longo e promissor corredor económico do mundo. 
Procura dar-se a conhecer o que pretende afinal Pequim com tão ambicioso projeto, abrindo eventualmente o debate sobre como pode (ou não) Portugal interessar à China, e vice-versa, no âmbito da Nova Rota da Seda chinesa.

Paulo Duarte

Investigador do Instituto do Oriente, Lisboa. Doutorado em Ciências Políticas e Sociais, Universidade Católica de Lovaina.
Especialista na Nova Rota da Seda chinesa, questões de geopolítica asiática, incluindo a Ásia Central, onde realizou extensa pesquisa doutoral (Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão) com uma bolsa concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Autor de mais de 50 artigos publicados em revistas com sistema peer-review. Colunista da Revista Sociedade Militar. Autor de Metamorfoses no Poder: rumo à hegemonia do dragão? Com prefácio e apresentação de Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República Portuguesa.
Algumas das suas publicações recentes incluem Paulo (2017). "Changes in the World Power: The United States within the New Balance of Power", pp. 2-23, in Eurasian Economies in Transition, Cambridge Scholars Publishing, edited by Gencer, A.; Sözen, I. & Sari, S.. Paulo Duarte é ainda autor de um recente relatório para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da China (Taiwan): Duarte, Paulo (2016). South and East China Seas: prospects for a wew sino-centric era? Taiwan Fellowship. December, Taipei, 50p. Investigador-convidado pela National Chengchi University (Graduate Institute of East Asian Studies), no âmbito do programa Taiwan Fellowship, que reúne pesquisadores de várias partes do mundo (janeiro a dezembro de 2016). Membro do Observatório da China em Portugal, membro editorial do ELA Journal (publicação da IAPSS).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Jozef Van Wissem

Em parceria com Auditório de Espinho, temos convites duplos para assistir ao concerto de Jozef Van Wissem, no próximo sábado (27 de maio) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos felizes contemplados.

Passatempo

Ganhe 1 bilhete duplo para o concerto do Momo!

Momo anuncia dois concertos de lançamento de “Voá” em Lisboa e Porto, dias 27 de maio no Maus Hábitos, no Porto, e dia 2 de junho na Casa Independente em Lisboa.Em parceria com a Universal Music, temos convites duplos para oferecer! Passatempo encerrado. Anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
31,082,581