"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

E se fosse possível "espreitar" a próxima produção do TNSJ?

Ensaios Abertos arrancam a 24 de março, com a presença de António M. Feijó, e terão mais duas sessões em abril, com Pedro Mexia e Ana Luísa Amaral.

24 Mar   |  15h00

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto
Preço
Entrada livre

5 Abr   |  15h00

Mosteiro de São Bento da Vitória
Rua de São Bento da Vitória, 4050-543 Porto
Preço
Entrada livre

18 Abr   |  15h00

Mosteiro de São Bento da Vitória
Rua de São Bento da Vitória, 4050-543 Porto
Preço
Entrada livre

 

Macbeth parece-me ser tecnicamente a obra mais perfeita de Shakespeare”, diria o escritor Giuseppe Tomasi di Lampedusa. É precisamente esta peça – que é considerada, por muitos, como a “obra maldita” do “Bardo” – que o Teatro Nacional São João (TNSJ) estreia no início de junho e que contará com João Reis e Emília Silvestre nos papéis principais. Enquanto os atores e equipa técnica “mergulham” no universo shakespeariano, o TNSJ abre a porta dos ensaios, convidando todos os interessados a conhecerem, debaterem e refletirem sobre MacBeth.

A iniciativa Ensaios Abertos assume-se como uma oportunidade para os estudantes de teatro, mas também de outras artes, acederem à intimidade do processo de trabalho e construção de uma peça de teatro e assistirem à discussão que se trava em torno de um texto dramático. O primeiro momento acontece no dia 24 de março, no TNSJ, e contará com a presença de António M. Feijó (professor de literatura inglesa e americana e vice-reitor da Universidade de Lisboa). Entre as 15h00 e as 19h00, o ensaísta vai refletir sobre a obra do dramaturgo inglês, tendo ele próprio já traduzido as peças Hamlet (encenado por Ricardo Pais em 2002) e Noite de Reis (espetáculo de Ricardo Pais, estreado em 1998).

A segunda sessão dos Ensaios Abertos, que estão integrados no seminário Escritas, Reescritas, Traduções – iniciativa lançada pelo TNSJ no início da temporada – está agendada para dia 5 de abril e terá a orientação de Pedro Mexia. Durante a tarde, entre as 15h00 e as 19h00, o Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe as reflexões do poeta e crítico português que vai analisar a tragédia de Shakespeare através da lente do cinema, lendo as imagens em movimento de adaptações como as de Orson Welles ou Akira Kurosawa.

Já no dia 18 de abril, é a vez da poetisa Ana Luísa Amaral dirigir o terceiro e último momento desta iniciativa. Também entre as 15h00 e as 19h00, no Mosteiro de São Bento da Vitória, a professora de literatura e tradutora dos sonetos de Shakespeare aborda MacBeth tanto sob a perspetiva da problemática do género, como numa ótica eminentemente política. Importa relembrar que, no ano passado, Ana Luísa Amaral orientou o seminário Shakespeare 400 sobre a obra do “Bardo”.  A entrada nos Ensaios Abertos é gratuita, mas está reservada a um número limitado de participantes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail oficinas@tnsj.pt

O “primeiro Shakespeare” de Nuno Carinhas

Sófocles, Corneille, Brecht, Beckett, Pirandello, Tchékhov, Cocteau ou Brian Friel. Desde o teatro clássico ao mais contemporâneo, o reportório de Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, enquanto criador teatral está recheado de grandes obras e dramaturgos. Agora, quando se assinalam mais de 20 anos desde a sua primeira encenação no TNSJ e quase oito anos como diretor artístico da instituição, Nuno Carinhas “enfrenta” MacBeth, a sua primeira incursão ao universo de Shakespeare. A seu lado, estará um elenco de dez atores para o ajudar a dar vida à peça onde encontramos o mais sinistro dos protagonistas shakespearianos, uma “formidável máquina da morte”. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Jozef Van Wissem

Em parceria com Auditório de Espinho, temos convites duplos para assistir ao concerto de Jozef Van Wissem, no próximo sábado (27 de maio) às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos felizes contemplados.

Passatempo

Ganhe 1 bilhete duplo para o concerto do Momo!

Momo anuncia dois concertos de lançamento de “Voá” em Lisboa e Porto, dias 27 de maio no Maus Hábitos, no Porto, e dia 2 de junho na Casa Independente em Lisboa.Em parceria com a Universal Music, temos convites duplos para oferecer! Passatempo encerrado. Anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
31,082,628