"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

"cult.urb_viseu.fest"

A Acrítica C.R.L. organiza este ano a 2ª edição do festival. Este festival consiste num conjunto de eventos que, ao longo de todo o mês de abril e através de uma mescla dos conceitos de cultura e de cidade, pretendem contribuir para uma oferta cultural pertinente e com consistência.

1 Abr a30 Abr

Espaço Cultural Carmo’81
Rua do Carmo, nº 81 3500-096 Viseu
Viseu
Portugal

 

A estratégia é multidimensional no que diz respeito à programação. Assim, a diversidade de linguagens artísticas é uma das marcas do evento, sendo criados diferentes momentos que contribuem para um conjunto sólido e coerente: música, arquitetura, edição de autor, literatura, livro e biblioteca, cinema, pintura e fotografia de retrato.

A escala do festival “cult.urb_viseu.fest” e o seu carácter indoor remetem assumidamente para o seu espaço próprio no casco histórico da cidade de Viseu, o Carmo’81. Concorrem para o sucesso com ênfase na qualidade da organização, na adequação da programação e ainda na criação e manutenção de diversos ‘públicos-nicho’. A programação foi construída a pensar nas pessoas e na cidade e está recheada de artistas emergentes naturais ou residentes em Viseu-região, mas também de individualidades de reconhecido mérito nacional científico ou artístico.

A inclusão social é uma das vertentes estruturantes desta edição, quer através da tipologia das residências artísticas, quer através de extensões dos workshops nas franjas do concelho ou da formação para jovens e crianças.

O investimento em concertos com projetos musicais de muita qualidade e a série de masterclass de interesse inquestionável constituem o núcleo em torno do qual se construíram cerca de 30 eventos.

Mantêm-se também, nesta 2ª edição deste festival, a aposta na edição de autor através de mais uma Mostra Internacional de Fanzines e Edições de Autor, que este ano terá cerca de 300 publicações em exposição.

O evento usufrui do apoio da Câmara Municipal de Viseu, na forma de coorganização, no contexto do Viseu Terceiro 2017 - Programa para a Cultura.

O “cult.urb_viseu.fest” acontecerá entre 1 e 30 de abril no espaço cultural Carmo’81.

MÚSICA: Paus, White Haus, Riding Pânico, Memória de Peixe, Galo Cant’às Duas, João Lugatte, DJ Quesadilla, DJ João Vieira

LITERATURA: Rui Zink, Maria João Fonseca, Inês Flor, João Pedro Azul, Mostra Internacional de Fanzines e de Edições de Autor, Feira do Livro Usado

CINEMA: João Salaviza, Shortcutz

PINTURA: Margarida Fleming

ILUSTRAÇÃO: L Filipe Santos

FOTOGRAFIA: John Gallo

ARQUITETURA: Pedro Gadanho

Mais informações AQUI.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,696