"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

"cult.urb_viseu.fest"

A Acrítica C.R.L. organiza este ano a 2ª edição do festival. Este festival consiste num conjunto de eventos que, ao longo de todo o mês de abril e através de uma mescla dos conceitos de cultura e de cidade, pretendem contribuir para uma oferta cultural pertinente e com consistência.

1 Abr a30 Abr

Espaço Cultural Carmo’81
Rua do Carmo, nº 81 3500-096 Viseu
Viseu
Portugal

 

A estratégia é multidimensional no que diz respeito à programação. Assim, a diversidade de linguagens artísticas é uma das marcas do evento, sendo criados diferentes momentos que contribuem para um conjunto sólido e coerente: música, arquitetura, edição de autor, literatura, livro e biblioteca, cinema, pintura e fotografia de retrato.

A escala do festival “cult.urb_viseu.fest” e o seu carácter indoor remetem assumidamente para o seu espaço próprio no casco histórico da cidade de Viseu, o Carmo’81. Concorrem para o sucesso com ênfase na qualidade da organização, na adequação da programação e ainda na criação e manutenção de diversos ‘públicos-nicho’. A programação foi construída a pensar nas pessoas e na cidade e está recheada de artistas emergentes naturais ou residentes em Viseu-região, mas também de individualidades de reconhecido mérito nacional científico ou artístico.

A inclusão social é uma das vertentes estruturantes desta edição, quer através da tipologia das residências artísticas, quer através de extensões dos workshops nas franjas do concelho ou da formação para jovens e crianças.

O investimento em concertos com projetos musicais de muita qualidade e a série de masterclass de interesse inquestionável constituem o núcleo em torno do qual se construíram cerca de 30 eventos.

Mantêm-se também, nesta 2ª edição deste festival, a aposta na edição de autor através de mais uma Mostra Internacional de Fanzines e Edições de Autor, que este ano terá cerca de 300 publicações em exposição.

O evento usufrui do apoio da Câmara Municipal de Viseu, na forma de coorganização, no contexto do Viseu Terceiro 2017 - Programa para a Cultura.

O “cult.urb_viseu.fest” acontecerá entre 1 e 30 de abril no espaço cultural Carmo’81.

MÚSICA: Paus, White Haus, Riding Pânico, Memória de Peixe, Galo Cant’às Duas, João Lugatte, DJ Quesadilla, DJ João Vieira

LITERATURA: Rui Zink, Maria João Fonseca, Inês Flor, João Pedro Azul, Mostra Internacional de Fanzines e de Edições de Autor, Feira do Livro Usado

CINEMA: João Salaviza, Shortcutz

PINTURA: Margarida Fleming

ILUSTRAÇÃO: L Filipe Santos

FOTOGRAFIA: John Gallo

ARQUITETURA: Pedro Gadanho

Mais informações AQUI.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganha bilhetes para o musical "Let the Sunshine In"

Em parceria com a ArtFeist Produções Artísticas, oferecemos convites duplos para as sessões de 25 e 26 de agosto (sexta e sábado, às 21h45), no Auditório do Casino Estoril. Participa e... boa sorte!

Visitas
31,613,264