"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

Festival Materiais Diversos celebra nove anos entre Minde, Alcanena e Cartaxo

O Festival Materiais Diversos (fMD) regressa de 14 a 23 de setembro para celebrar nove anos de um programa dedicado às artes performativas, onde dança, teatro e música contemporânea são roteiros a seguir desde a vila de Minde, no concelho de Alcanena, até à cidade do Cartaxo. 

14 Set a23 Set

Minde, Alcanena e Cartaxo

Portugal


“Gatilho da Felicidade” de Ana Borralho & João Galante é o espetáculo confirmado para a abertura do fMD 2017 e fará subir ao palco do Cineteatro São Pedro, em Alcanena, 15 jovens protagonistas de um jogo de perguntas sobre a ideia de felicidade, a forma como esta varia de pessoa para pessoa, é influenciada ou desformada pelo consumismo e a cultura de massas. O programa do festival vai reunir um programa intenso de Espetáculos, dois dos quais em estreia absoluta, dinamizar a Comunidade Artística Emergente, com formação alternativa para estudantes oriundos de várias escolas do país, promover Aulas Diárias a cargo dos artistas participantes e abertas ao público, múltiplos encontros temáticos e as desejadas Noites Longas, onde a música tomará o palco e a pista de dança em parceria com o Festival Bons Sons.

“O Festival Materiais Diversos leva há nove anos, a comunidades fora dos grandes centros urbanos e dos circuitos artísticos tradicionais, projetos de dança e teatro contemporâneo, que acreditamos serem uma seleção do melhor que se cria em Portugal e fora deste”, destaca Elisabete Paiva, diretora artística do fMD. Paralelamente à organização do festival, a Associação Materiais Diversos trabalha todo o ano em articulação com os municípios, agentes e populações locais, na programação de atividades que promovem o acesso, a literacia artística e a participação comunitária, bem como atraem às regiões do Médio Tejo e Lezíria visitantes, peritos e artistas, de diversas áreas do universo das artes performativas. “Hoje, o público do fMD é provavelmente dos mais exigentes do país. Acolhe todos os anos artistas e criadores, que encontram no festival e nos seus territórios palcos emotivos que se tornaram de paragem obrigatória no circuito nacional”, sublinha Elisabete Paiva.

Até ao fMD 2017, a Associação Materiais Diversos prossegue a sua atuação em rede e além da programação regular que mantém nos municípios de Alcanena e Cartaxo, projeta a sua dinâmica artística a outros pontos do país. No circuito inverso, projetos estreados no fMD viajam para outras salas do país e vários artistas encontram no acompanhamento da Materiais Diversos condições para aprofundar e expandir as suas criações através de residências artísticas, formação e intercâmbios.

Sobre o Festival Materiais Diversos (fMD):

O fMD é Minderico, nasceu em 2009 na vila de Minde e a partir daí expandiu-se a outras localidades das regiões do Médio Tejo e Lezíria, onde se dedica a explorar a diversidade do território das artes performativas e do próprio país. O festival leva a populações e palcos fora dos grandes centros urbanos uma seleção cuidada de projetos artísticos nas áreas da dança, teatro e música, assinadas por jovens criadores e artistas consagrados, portugueses e estrangeiros. É pioneiro na promoção do acesso à criação e descentralização artística, afirma-se um cartaz contemporâneo dos territórios onde programa e um evento obrigatório no calendário cultural português, com mais de 120 espetáculos, 790 artistas e 52 mil espetadores envolvidos nas suas oito edições.

Sobre a Associação Materiais Diversos (MD):

Associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2003 pelo coreógrafo Tiago Guedes e atualmente sob a direção artística de Elisabete Paiva, com a missão de incentivar a investigação e experimentação artísticas e sensibilizar o público para as artes performativas, com especial enfoque na dança. É uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura/Direção Geral das Artes, integra redes e associações nacionais e internacionais, trabalha em parceria e com o apoio dos municípios onde desenvolve as suas atividades. A atuação da MD organiza-se em três eixos: Projetos Associados, dedicado a apoiar o trabalho e projetos dos artistas associados, são estes Filipa Francisco, Marcelo Evelin, Pablo Fidalgo Lareo, Raquel André, Sofia Dias & Vítor Roriz; Programação, em parceria com municípios, de espetáculos, formação artística, residências artísticas e técnicas; Festival Materiais Diversos, evento anual dedicado às artes performativas.

>> Site

>> Facebook

>> Youtube

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia: "VALE DE AMOR"

Em parceria com a Leopardo Filmes, disponibilizamos 10 convites duplos para os leitores do e-Cultura assistirem à antestreia do filme de Guillaume Nicloux, protagonizado por dois grandes nomes do cinema: Isabelle Huppert e Gérard Depardieu. Findo o passatempo, divulgamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

“Mon Ami le Monstre”

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de teatro de sombras da companhia belga Clair de Lune Théâtre, integrado na programação do Festival Mar-Marionetas.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
30,730,670