"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Aline Paes apresenta "Batucada Canção"

Depois de sua estreia em Portugal, no MIMO Festival Amarante, a cantora brasileira está de volta para série de concertos.

30 Jan

Embaixada do Brasil em Londres

Inglaterra

1 Fev   |  22h00

Café Tati
R. Ribeira Nova 36, 1200-224 Lisboa
Lisboa
Portugal

2 Fev   |  22h00

Casa do Livro
Rua Galerias Paris, 85
Porto
Portugal

3 Fev   |  00h30a3 Fev

Fábrica do Braço de Prata
Rua da Fábrica de Material de Guerra, nº1, 1950-128 Lisboa

5 Fev   |  17h00

Espaço Espelho D'água
Av. Brasília, S/N, Lisboa

Portugal

 

Em julho de 2016, depois dos concertos de Mário Laginha & Pedro Burmester e Pat Metheny & Ron Carter, Aline Paes encarou a responsabilidade de encerrar a primeira edição do MIMO Festival Amarante. E assim o fez! Com show quente e percussivo, a cantora, que é destaque na cena de jovens artistas do Rio de Janeiro, apresentou o melhor da música brasileira contemporânea e também marcou sua estreia em grande estilo em terras lusitanas. Em fevereiro de 2017, Aline Paes está de volta a Europa para série de concertos em Lisboa, passando pela Fábrica Braço de Prata, Café Tati, Renovar e Mouraria e Espaço Espelho D'água, onde abrirá a temporada 2017 do “Faro pelo Mundo”, evento que traz o melhor da música brasileira atual, por onde já passaram nomes como Marcelo Camelo e Malu Magalhães. Antes de aterrar em Portugal, a cantora fará concerto para convidados na Embaixada do Brasil em Londres.

Os espetáculos trazem o repertório do seu elogiado primeiro CD “Batucada Canção”, lançado em 2015, pela Biscoito Fino,  que lhe conferiu o título de “Revelação” pela revista Rolling Stone Brasil. A produção musical do álbum é assinada por Aline Paes com o músico Bernardo Aguiar, um dos maiores nomes da percussão brasileira e mundial, com destacado trabalho sobre o pandeiro. “Batucada Canção” fala da vocação musical do Brasil, com especial atenção para a riqueza do cancioneiro e ritmos brasileiros, saudando a tradição popular e lançando olhar sobre a contemporaneidade. Nas palavras do jornalista carioca Leonardo Lichote (O Globo), o álbum traz um “sofisticado cheiro de terra”.

O disco é resultado da pesquisa de Aline Paes por novas canções e de suas viagens pelos Estados brasileiros do Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará, no intuito de observar e vivenciar folguedos populares. Estas são as bases para o show, que mescla o calor dos ritmos ao lirismo da canção. O repertório é cheio de novidades e reúne jovens e consagrados compositores. São canções inéditas que ocupam lugar ao lado de releituras de Caetano Veloso, Guinga e Dorival Caymmi. “Batucada Canção” é uma reverência à diversidade musical e cultural do Brasil.

Aline Paes iniciou a carreira artística em 2009 e, no ano seguinte, foi vencedora do I Prêmio Divas da Música Brasileira, no qual concorreu com cantoras de todo o país. Ao mesmo tempo em que abriu espaço para novas artistas, a premiação homenageou Ademilde Fonseca, Alaíde Costa e Dóris Monteiro. Aline foi escolhida pelo júri formado pelo jornalista Sérgio Cabral, a cantora Ná Ozzetti e o músico e pesquisador Charles Gavin.

>> Facebook

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
35,884,918