"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

"Secretário-Memórias"

O Centro Nacional de Cultura e a BookBuilders, convidam para o lançamento do livro de Maria Vitalina Leal de Matosno dia 1 de junho às 18h30 no Centro Nacional de Cultura, na sala Galeria Fernando Pessoa. 

1 Jun   |  18h30

Centro Nacional de Cultura - Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, 10-1º (ao lado do Café No Chiado)
Preço
Entrada livre

A apresentação do livro estará a cargo do Prof. Dr. Guilherme d'Oliveira Martins. 

O testemunho de uma figura marcante da literatura e do mundo universitário português mas, também, a voz inquietante e inquietada de uma mulher católica num mundo em mudança. Um documento importante para observar, por um filtro diferente, muitas das mutações que marcaram a nossa realidade num passado próximo.  

As memórias da grande Professora, Estudiosa da Literatura Portuguesa, Cidadã e Mulher que é Maria Vitalina Leal de Matos:

«Sempre me impressionou a diferença entre as pessoas que ouvem e as que não. Há aqueles que nos ouvem de tal maneira que compreendem até aquilo que nem chegámos a dizer. Todo o professor tem a experiência de alunos assim, que são uma bênção. Depois há aqueles que às vezes ouvem e aprendem. E há por fim os outros que, por mais que digamos e apelemos, percebemos como as nossas palavras escorrem por cima deles como por um oleado sem fissura. São surdos por convicção.» 

Considerada a mais importante camonista viva

Maria Vitalina Leal de Matos foi professora da Faculdade de Letras de Lisboa, onde leccionou várias cadeiras de Literatura Portuguesa e de Teoria Literária, matérias com que está relacionada a sua produção ensaística. Vive em Lisboa e durante alguns anos habitou em Paris e em l’Aquila (Itália). Em 2009 publicou dois livros de poesia, Incandescências e Uma pequena voz (ed. Colibri), e um Guião para um espectáculo, A Paixão segundo Fernando Pessoa (na mesma editora). Estreou-se no romance com Camões, este meu duro génio de vinganças (Arcádia, Babel). Em 2013 publicou um livro de prosa poética, Prosas desfocadas (4 Águas ed.). Continua a escrever ensaio, poesia e romance.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,639