"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

"Secretário-Memórias"

O Centro Nacional de Cultura e a BookBuilders, convidam para o lançamento do livro de Maria Vitalina Leal de Matosno dia 1 de junho às 18h30 no Centro Nacional de Cultura, na sala Galeria Fernando Pessoa. 

1 Jun   |  18h30

Centro Nacional de Cultura - Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, 10-1º (ao lado do Café No Chiado)
Preço
Entrada livre

A apresentação do livro estará a cargo do Prof. Dr. Guilherme d'Oliveira Martins. 

O testemunho de uma figura marcante da literatura e do mundo universitário português mas, também, a voz inquietante e inquietada de uma mulher católica num mundo em mudança. Um documento importante para observar, por um filtro diferente, muitas das mutações que marcaram a nossa realidade num passado próximo.  

As memórias da grande Professora, Estudiosa da Literatura Portuguesa, Cidadã e Mulher que é Maria Vitalina Leal de Matos:

«Sempre me impressionou a diferença entre as pessoas que ouvem e as que não. Há aqueles que nos ouvem de tal maneira que compreendem até aquilo que nem chegámos a dizer. Todo o professor tem a experiência de alunos assim, que são uma bênção. Depois há aqueles que às vezes ouvem e aprendem. E há por fim os outros que, por mais que digamos e apelemos, percebemos como as nossas palavras escorrem por cima deles como por um oleado sem fissura. São surdos por convicção.» 

Considerada a mais importante camonista viva

Maria Vitalina Leal de Matos foi professora da Faculdade de Letras de Lisboa, onde leccionou várias cadeiras de Literatura Portuguesa e de Teoria Literária, matérias com que está relacionada a sua produção ensaística. Vive em Lisboa e durante alguns anos habitou em Paris e em l’Aquila (Itália). Em 2009 publicou dois livros de poesia, Incandescências e Uma pequena voz (ed. Colibri), e um Guião para um espectáculo, A Paixão segundo Fernando Pessoa (na mesma editora). Estreou-se no romance com Camões, este meu duro génio de vinganças (Arcádia, Babel). Em 2013 publicou um livro de prosa poética, Prosas desfocadas (4 Águas ed.). Continua a escrever ensaio, poesia e romance.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de "O CASTELO DE VIDRO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais oferecemos neste passatempo convites duplos para a antestreia que se realiza no próximo dia 18 de outubro (quarta-feira), em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, divulgamos aqui os nomes dos vencedores! 

Visitas
32,038,254