"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

"Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a" a partir de A Gaivota, de Anton Tchékhov

Ciclo de dança do TNSJ arranca com nova criação de Victor Hugo Pontes

© José Caldeira

11 Fev a13 Fev

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto
direção e coreografia Victor Hugo Pontes
cenografia F. Ribeiro
desenho de luz Wilma Moutinho
música original Rui Lima, Sérgio Martins
apoio dramatúrgico Madalena Alfaia
assistência de coreografia Marco da Silva Ferreira
direção de produção Joana Ventura  

interpretação Allan Falieri, Ángela Diaz Quintela, Daniela Cruz, Félix Lozano, Jorge Mota, Leonor Keil, Marco da Silva Ferreira, Valter Fernandes, Vera Santos  

coprodução Nome Próprio, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato, TNSJ apoio residência artística Novo Ciclo ACERT, O Espaço do Tempo  
dur. aprox. 1:45 M/6 anos  
preço dos bilhetes € 7,50 – € 16,00   

Criador nómada, que vem cruzando muito livremente os territórios do teatro e da dança, Victor Hugo Pontes detém-se sobre o enredo e as personagens de A Gaivota – peça de Anton Tchékhov cujo êxito a converteu em emblema do próprio Teatro de Arte de Moscovo – para os pôr a dançar.
Contra a imagem estereotipada de um teatro letárgico, habitado por criaturas desvitalizadas, Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a despoja a ação das palavras de Tchékhov e explora essa “imensa vitalidade” que Peter Brook detetou na obra do dramaturgo russo, cuja ironia e desencanto não excluem o amor ou a alegria.
O amor é, aliás, um dos núcleos sensíveis da nova criação de Victor Hugo Pontes (ecoando a convicção íntima da Nina de A Gaivota: “Eu acho que numa peça deve sempre haver amor…”), a par da demanda de “novas formas” advogada por Tréplev, o jovem aspirante a poeta…
Corolário de uma longa convivência do coreógrafo com Tchékhov – prestou apoio ao movimento na trilogia tchekhoviana de Nuno Cardoso (2008-2011) e encenou o monólogo Os Malefícios do Tabaco no TeCA
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Antestreia do filme A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VERDADEIRA

Baseado no romance de Delphine de Vigan este filme foi a aposta do Festival de Cannes para ser o filme de encerramento da seleção oficial, extracompetição. Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia em Gaia e Lisboa, dia 20 de dezembro. Habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o musical POCAHONTAS

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para esta peça de teatro musical que está em cena até 30 de dezembro, nos cinemas UCI do El Corte Inglés, em Lisboa. Participe e... boa sorte!  

Visitas
32,422,711