"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha: conhecer, inventariar, salvaguardar

Exposição fotográfica de Cláudia Emanuel, integrada na Comemoração do Ano Europeu do Património Cultural.

7 Dez a31 Dez

Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha
Praça Dona Teresa, 7, 3850-137 Albergaria-a-Velha

Portugal

INAUGURAÇÃO: 07 DEZEMBRO | 18H00

Nos meados do séc. XIX os emigrantes vindos do Brasil, trazem com eles, a moda e o uso do nosso azulejo português, agora colocado nas fachadas dos imóveis.

As artes decorativas vieram para a rua! De pequeno quadrado de barro, protetor das humidades, rapidamente passou a elemento decorativo dos imóveis, quer do seu interior, quer das suas fachadas, utilizado não apenas pelos emigrantes brasileiros, mas de uso comum.

O concelho de Albergaria-a-Velha é um espaço privilegiado de análise, tendo em nota o número elevado de imóveis com decoração azulejar que dá cor e brilho às suas ruas. Contudo, o seu gradual desaparecimento e abandono, faz avivar a necessidade de dar contributos para a preservação destas arquiteturas, e respetivos elementos azulejares, que quotidianamente nos rodeiam. Urge salvaguardá-los, de modo a ser possível transmitir às gerações futuras o nosso passado. O conhecimento é um contributo fulcral para a conservação. Conservamos o que conhecemos e porque atribuímos valores relevantes aos objetos, ou saberes, que herdamos.

Durante os últimos meses, uma equipa liderada pela Dr.ª Cláudia Emanuel, doutoranda em Estudos do Património, elaborou uma recolha fotográfica, dos imóveis com decoração azulejar, de modo a dar a conhecer o património azulejar do concelho. Para além das fachadas foram ainda inventariados, os fontanários, alminhas, cartelas, registos de santos, etc.

O resultado deste projeto culmina com a exposição fotográfica “O PATRIMÓNIO AZULEJAR DE ALBERGARIA-A-VELHA”, que será inaugurada na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha no dia 7 de dezembro, pelas 18 h.
A exposição estará patente ao público até dia 31 de Dezembro.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
35,885,482