"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

Portimão celebra mês do azulejo no Jardim 1º de Dezembro

Portimão integra os 10 municípios convidados de norte a sul do país para integrar iniciativa “Mês do Azulejo”.

13 Out a31 Out

Portimão


A importância cultural do uso do azulejo em Portugal e a sua utilização como suporte de manifestações artísticas justificam que no Ano Europeu do Património Cultural 2018 se realize um mês dedicado ao azulejo abrigando diversas iniciativas culturais que o comemoram. Desta forma, pela primeira vez, o Museu Nacional do Azulejo (MNAz), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa promovem uma iniciativa conjunta de reflexão acerca da tradição do Azulejo em Portugal intitulada “Mês do azulejo”.

A iniciativa, pensada para se articular com a candidatura do azulejo português a Património da Humanidade, decorrerá, este ano, durante no mês de outubro e envolve 10 municípios, de norte a sul do país, prevendo-se que futuramente seja enquadrada em maio, no dia 6, data em que se celebra o Dia Nacional do Azulejo.

Portimão é um dos concelhos convidados a integrar a programação da iniciativa coordenada a nível nacional, não só pelo conjunto de azulejos do Jardim 1º de Dezembro, mas também porque se constitui como um ponto de partida interessante para divulgar o modo como o azulejo se foi implementando no sul do País.

Durante o mês de outubro serão realizadas várias Visitas ao Jardim 1º de Dezembro, grupo azulejar que se encontra inserido em dez elementos de mobiliário urbano e canteiros, circunscrito a um espaço de fruição pública o qual remete para um importante período da histórica local - a transição administrativa em que a Vila de Portimão passa a cidade. As visitas terão lugar no dia 13, entre as 11h00 e as 12h30, com o Dr. Alexandre Pais, historiador e conservador do Museu Nacional do Azulejo, como anfitrião; e nos dias 17, 24 e 31, entre as 10h00 e as 11h00, com a Dra. Susana Lainho, Conservadora-Restauradora na SELO. Estas vistas contarão sempre com a presença da equipa de conservação e restauro do Museu, responsável pelo projeto de preservação do grupo azulejar deste espaço.

Direcionada para os mais novos, a atividade “Sábados em família”, promovida pelo Serviço Educativo do Museu de Portimão, propõe nos dias 20 e 27, das 14h30 às 17h30, uma iniciativa intitulada - Azulejos do Nosso Jardim, durante a qual os participantes irão realizar um pequeno painel inspirado no Jardim 1º de Dezembro usando a técnica tradicional do séc. XIX, (ex. Jorge Colaço).

Os “Sábados em Família” têm participação gratuita, sujeita a inscrição prévia, através do e-mail oficinaeducativa@cm-portimao.pt ou do telefone 282 405 235, limitada a 20 participantes.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
35,884,973