"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

(a)Riscar o Património no Museu dos Coches - Urban Sketchers Portugal :: Modelismo de Coches - José Cardoso Brito

Duas exposições temporárias, Desenho e Modelismo, com o tema comum de Coches.

12 Out a31 Dez

Av. da Índia 136 Praça Afonso de Albuquerque
Av Índia, 136, Praça Afonso de Albuquerque

Portugal
 
Modos diferentes de interpretar o património particular do Museu dos Coches:
A exposição (a)Riscar o Património no Museu dos Coches decorre de um projecto da DGPC – Direcção-Geral do Património Cultural, em parceria com os Urban Sketchers Portugal. São desenhos rápidos, feitos ao sabor do instante, em cadernos de diferentes dimensões e características, a captar lugares, ambientes, pessoas, momentos e monumentos.
O desafio de desenhar o Museu Nacional dos Coches e o espólio excepcional que alberga foi prontamente aceite por cerca de 100 desenhadores de Norte a Sul do País. Do contraste entre uma arquitectura contemporânea e despojada e a riqueza ornamental da vasta colecção de coches e carruagens que compõem o acervo do Museu resultaram várias centenas de desenhos únicos na sua diversidade de cores, registos, abordagens e suportes.
Nos modelos de José Brito, as réplicas dos coches são feitas à escala 1/10, peças com comprimento entre 50 a 70 cm, de altura 30 a 40 cm, e 26 a 37 cm de largura. Deslumbrado com coches, José Brito fotografa para reproduzir os coches expostos. Foi assim que começou um trabalho que, catorze anos depois, se traduz em quatorze belíssimas peças que estão expostas.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
35,338,244