"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Itinerários, Roteiros culturais

Malta - Portugueses ao Encontro da sua História

O Centro Nacional de Cultura propõe esta especial viagem do ciclo “Os portugueses ao encontro da sua História” onde irá conhecer melhor a influência e herança portuguesa em Malta. 

Com: Anísio Franco

Vista sobre centro histórico de Valletta Rua em Valletta Ilha Manoel Valletta "Capitoli" "Capitoli" Teatru Manoel Teatru Manoel

9 Nov a14 Nov

Malta


As paredes brancas, claras, imensas, desenhando linhas severas de muralhas, têm um aspecto misterioso, e fazem pensar ao mesmo tempo no Oriente e na Renascença Veneziana. Grandes balcões envidraçados e salientes dão às ruas um perfil pitoresco. De ambos os lados erguem-se casas enormes, de fisionomia altiva e impenetrável, longas arcadas misteriosas, terraços sucessivos, fragmentos de esculturas, detalhes admiráveis que parecem italianos pelo mistério e orientais pela fantasia. Todo aquele mundo pitoresco e bárbaro nos trazia à memória os seus cavaleiros brancos, altivos, trazendo a cruz vermelha ao peito.

Eça de Queiroz, 1869 (sobre Valletta)

A presença portuguesa em Malta ocorre no século XVIII, quando foi nomeado o primeiro grão-mestre português da Ordem de Malta,António Manoel de Vilhena (1672-1736) que revolucionou o urbanismo e a arquitectura desta Ilha. Em Valletta testemunharemos esta revolução nas ruas, nos edifícios, na toponímia, na língua na arte e cultura local. 

O CNC propõe esta especial viagem do ciclo “Os portugueses ao encontro da sua História” onde irá conhecer melhor a influência e herança portuguesa em Malta, visitando Valletta, Mdina (ambas classificadas Património da Humanidade pela UNESCO) e Rabat, entre outros locais da Ilha. Não deixará de assistir a um dos concertos organizados dentro do programa de Valletta 2018 - Capital Europeia da Cultura.

Consulte AQUI o programa

Caso deseje viajar connosco não hesite em contactar-nos por e-mail para hserra@cnc.pt ou por telefone para 213466722


ORGANIZAÇÃO:                                                   APOIO:

                               

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
35,650,787