"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

"Ascendência e Descendência de Fernanda de Castro"

O Hotel Londres Estoril, a Fundação António Quadros e a Autora, Madalena Ferreira Jordão, convidam para a apresentação, por António Roquette Ferro, da obra Ascendência e Descendência de Fernanda de Castro.

11 Ago   |  18h00

Hotel Londres Estoril
Av. Fausto Figueiredo nº 279
Cascais
Portugal
Preço
Entrada livre


“Ascendência e Descendência de Fernanda de Castro”, de autoria de Madalena Ferreira Jordão, é o resultado de uma investigação genealógica e biográfica que, profusamente ilustrada com reproduções fotográficas, abrange um período temporal do século XV  ao século XXI, desde Gonçalo Pires Zuzarte (1450-1527), que se celebrizou na batalha de Toro, em 1476, de quem Fernanda de Castro é neta em 12.ª geração, aos trinetos da escritora nascidos até maio de 2018.

Fernanda de Castro, romancista, poetisa e dramaturga, foi distinguida com os prémios Ricardo Malheiros, em 1945, e Nacional de Poesia, em 1969, fez parte do grupo fundador da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses, atual Sociedade Portuguesa de Autores, e fundou a Associação Nacional de Parques Infantis.

Autora de vários fados, como “Varinas”, musicado por Frei Hermano da Câmara, que o gravou. Fernanda de Castro fez parceria com a compositora Elvira de Freitas (1927-2015). Desta parceria refiram-se os fados "Alguém mandou-me violetas", "Rua dos passos perdidos, "Amor é rosa brava", "Bateu-me à porta  tristeza", "O poeta" e "Se voltares algum dia", criações de Ada de Castro.

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
34,696,013